terça-feira, 22 de julho de 2008

Belo Horizonte...nasce um Olhar


Seguindo o Conselho da Cláudia Santa Rosa, relato aqui alguns pequenos e grandes passos em Belo Horizonte-MG.
Sou Jane Patricia Haddad- Educadora inquieta, que em uma de minhas tantas andanças pelo Brasil, encontrei com Professor Pacheco. Daquele momento em diante " não nos largamos mais" rsrsrs, quero dizer nossos Projetos foram sendo tecidos em conjunto e agregando a cada dia novas pessoas, idéias, comunidades, escolas...e muitas possibilidades.
Fomos a Vila Pavão- ES, um Munícipio que respira e respinga educação, e hoje já é uma encubadeira de grandes possibilidades. Pois eles acreditam no que fazem!
Pacheco , na sua última vinda a BH, me apresentou uma companheira também Patrícia, pessoa especial e também muito inquieta, uma Educadora inata, através deste breve encontro de 3 pessoas inquietas, surgiu uma nova amizade e novas parcerias: duas
( Patrícias - impossíveis).
Juntamos a fome com a vontade de comer, e começamos a tecer nossas experiências e aos poucos estamos agregando novos companheiros, alguns que já faziam parte do grupo da Pati LU, outras que faziam parte da rede( Pati-Pimentinha), apelido que me foi dado pela Pati Lu...
Estamos realizando reuniões semanais, onde aos poucos tecemos um retalho da saúde, um outro da Educação, outros vários da Polícia Cívil ( que por sinal, já faz um belíssimo trabalho de capacitação e humanização , através da Universidade fundada por eles( Pati, Paulo , Hamilton e sua equipe) e sustentada em cima de muito trabalho,desejo e simplicidade). Já agregamos , novos companheiros desejosos, Pablo, Mary, João Henrique, Andréa Mendes, Késsia...e com certeza outros que virão.
Aos poucos, estamos construindo uma Rede ( APOENA - em guarani - Olhar Longe - nome escolhido para Homenagear nossos Companheiros da Polícia Cívil), um grupo que acredita na interlocução das diversas profissões, pessoas, e principalmente no trabalho de base: passo a passo...
Um dos pontos básicos no momento é o Olhar para além das desarticulações e alienação humana em que estamos entrando.
No momento, nosso primeiro passo é uma rearticulação profunda das nossa raízes humanas.
COMO RECONSTRUIR A SOLIDARIEDADE HUMANA PARA ALÉM DOS INTERESSES PESSOAIS?
Estamos em um momento de construção de Pontes, momento de rupturas com discursos bonitos e políticas vazias de sentido.
Como dizia nosso querido Paulo Freire: "Sofrer o exílio é assumir o drama da ruptura que caracteriza a experiência de existir . Não se sofre o exílio quando ele é só razão(...) Não vivo só no passado, mas existo no presente em que me preparo para a volta possível(...)"Paulo Freire À Sombra Desta Mangueira.
E Já fica um convite para nosso Primeiro encontro que acontecerá nos dias 28,29 e 30 de Novembro em Belo Horizonte-MG
" Educação se Faz com Segurança Pública,com Desafios e Possibilidades: qual é a parte que lhes cabe?
Informaremos em breve mais notícias!
" O que hoje é realidade foi outrora imaginação". William Blake

segunda-feira, 21 de julho de 2008

NÚCLEO DO SUL

Momentos inexquecíveis do nosso Encontro, no dia 17 de julho,
no Jardim de Infância do Colégio Farroupilha.







"Deixemos de ser solitários para ser solidários!" José Pacheco
Abraços,
Cleusa


domingo, 6 de julho de 2008

Mão Dadas + Ação = Educação


Mãos dadas Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história, não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela, não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade
A Escola presente, depende nós educadores conscientes e comprometidos com nossa missão.
Mão dadas + idéias compartilhadas + eucadores entusiamados + ação = COMEÇO DO CAMINHO.
Vamos Caminhar...Jane Patrícia

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Financiamento da Escola



A mensagem abaixo foi encaminhada por um dos participantes do nosso grupo, via lista de discussão. Considero um tema da maior riqueza para discutirmos e, sendo assim, sugiro postarmos comentários neste tópico. Que tal?

FP diz assim:

"Olá gente, boa noite.

Tenho uma "farpa" me incomodando e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar. Vamos a ela: todas as escolas reclamam de falta de verbas e eu gostaria de saber se há algum impedimento legal para que uma escola pública capte fundos particulares de empresas inclusive para complementação de folhas de pagamento, reforma e coisas assim. Esse tipo de captaçao é ilegal?

Outra questão, é: pode um grupo de professores montar uma ONG, fundação, etc destinada a buscar parcerias e captar fundos para uma escola (no meu caso, estadual)? Isso ja foi feito em algum lugar?

Abraços e obrigado"

FP

terça-feira, 1 de julho de 2008

O que você faz Ecoa na Eterndidade


O que você faz: " Ecoa na eternidade" esta frase, dita no filme Gladiador, tem sido minha frase de inspiração no meu fazer Educação.
"Quanto mais fazemos, refletimos e estudamos, menos estamos conseguindo que os alunos aprendam". Escutei tal frase,esta semana, de um grupo de "educadores" em um bate-papo.
Logo pensei: Lá vem as queixas e a busca por culpados por nossas falhas e omissões.
Contei até 10, exercício que tenho feito ultimamente, uma forma que, encontrei de ser menos impulsiva.
Eu me lembrei de uma citação de Nietzsche: " O ressentido exercita uma revolta passiva, se caracterizando pela moral escrava, escolhendo a servidão voluntária, a vida rebaixada(...)"
E lá fui eu: - Educadores lembrem-se: Vocês tem a escolha de Ser educadores ou não, qualquer profissão que vocês escolherem atuar fora da escola, será mais rentável e menos cansativa do que a de um bom professor. Sem contar que,vocês estarão dando uma grande oportunidade para seus alunos( de serem alunos). Vocês tem escolha e eles não, talvez a última oportunidade que eles tenham, é a de frequentar à escola e ali encontrar um verdadeiro educador que os olhe para além do que estão vendo.
Indisciplina, dificuldades de aprendizagem, violência enfim tantos novos sintomas e sempre por culpa dos alunos.
O que tenho visto são alunos condenados ao fracasso escolar?
Onde está nossa responsabilidade em tal fracasso?
Covardia não combina com educação.
O que faremos nós educadores?
Um dos caminhos que tenho descoberto, é o de me aliar a pessoasque acreditam realmente no valor :Educação e no Ser Humano, para além dos sintomas pós-modernos que nos aprisiona em nossas queixas e paralisação.
Parabén a todos nós, que nos colocamos em movimento!
Os Românticos Conspiradores advertem: Faz-se necessário desenvolver estratégias, o mundo é de incertezas, nosso ensaio diário: Mais perguntas e menos respostas.
Com carinho e admiração.
Jane Patricia Haddad

NÚCLEO DO SUL









Alguns momentos do nosso encontro, do dia 5 de junho, no Jardim de Infância do Colégio Farroupilha, Porto Alegre.

"A essência do homem é, na sua realidade, o conjunto de relações sociais. O círculo constitui-se em instância de mediação entre singulares. O professor que participa do contato com outros fica outro, transforma transformando-se e disso adquire consciência." (José Pacheco. Livro:Escola da Ponte, Formação e Transformação da Educação)
3ª Reunião do Núcleo de Porto Alegre/RS
Data: 05/06/2008
Local: Colégio Farroupilha
Hora do Início: 9h
Hora do Término: 11h30min

Ata elaborada por Denise e Gabriela:

A partir da decisão do grupo de propiciar uma partilha de experiências educativas inovadoras, deu-se o terceiro encontro do núcleo sul. Neste sentido, foi disponibilizado o espaço aos protagonistas de tais ações, a fim de que se proporcionasse visibilidade às escolas – seus respectivos profissionais da educação – onde a forma de ensinar tem ganhado novos e coloridos contornos.
Após o contato realizado por Maria Luisa Xavier e a respectiva aceitação, de forma incondicional, do mesmo, tivemos o prazer de receber a visita da Carla Cristine Wittmann Chamorro, Secretária de Educação de Picada Café, e de Lourdes Maria Rizzi, Secretária de Educação de Arroio do Meio, com as professoras: Mirta Huppes, Naiara Três e Denise Neumann. Ambas cidades do interior do Rio Grande do Sul.
Cleusa Beckel, coordenadora do Núcleo Sul, organizou com excelência o encontro, que aconteceu no auditório do Jardim de Infância do Colégio Farroupilha. Cabe ressaltar aqui, que o evento foi aberto e divulgado pelos membros do núcleo, sendo extensivo a todos os interessados.
Após a acolhida, fomos surpreendidas com a entrada de um grupo de crianças do Jardim da Infância, que cantaram, contagiando a todos com seu carisma, e falaram ao público da “Campanha Farroupilha contra a Dengue”. Saliente-se que a fala dos alunos era espontânea; à medida que as crianças levantavam a mão iam fazendo importantes colocações a respeito do projeto, demonstrando a apropriação e o prazer de saber, de compartilhar e de ter responsabilidades. Ao final da apresentação, elas foram aplaudidas e se misturaram em meio aos participantes distribuindo folders muito criativos alertando sobre o que é a dengue, quais os sintomas e como evitar. Posteriormente, retornaram às suas salas de aula.
Cleusa fez a abertura do encontro propriamente dito, apresentando e convidando o diretor do Colégio, Roberto Py, para dirigir algumas palavras ao grupo. Ele conduziu sua fala com muita simpatia e estímulo, deixando claro o apoio e a parceria estabelecida entre o Colégio Farroupilha e o Núcleo Sul dos Românticos Conspiradores.
Dando continuidade, Cleusa convidou Carla, a Secretária de Educação de Picada Café/RS, a iniciar seu relato. Muito entusiasmada, ela discorreu sobre alguns dos Projetos de sua cidade, dentre os quais destacou:
- Ler em Casa (consiste em sacolas de livros que passam de casa em casa);
- Expresso da Leitura (“transporte diferente” - com serviços de um "mordomo", que passa pelas comunidades para trazer as pessoas para a biblioteca pública);
- Saberes de Nossa Gente (investimento na idéia de oportunizar acesso ao mundo da leitura e escrita às pessoas que, em idade própria não o tiveram, por intermédio de aulas domiciliares, visto a resistência de muitos em se dirigir até a escola)
- Turno Integral: Ensino de turno integral para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental, bem como oferta de oficinas aos alunos das séries finais do ensino fundamental.
O relato de Carla foi complementado com fotos e detalhes do projeto apresentados no “data show”.
Após o relato fomos convidados a fazer um breve intervalo, a fim de saborearmos um gostoso café, acompanhado de alguns petiscos, momento de grande interação entre os partícipes do encontro.
A segunda parte teve continuidade com a apresentação de Lourdes, Secretária de Educação de Arroio do Meio/RS, que relatou alegremente alguns de seus projetos, trazendo também muitas fotos e importantes informações qualitativas e quantitativas sobre os mesmo. Dentre eles projetos, destaca-se:
- Projeto Educacional "Um sim à vida";
- Projeto de Leitura - Concurso Literário, Parada de Leitura, Mala Mágica, CulturArte - Feira do Livro.
Junto com a secretária também estavam presentes três professoras que colaboraram com os relatos e deixaram o convite para os dias 1 e 2 de julho às 16h no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre, onde estarão presentes e divulgando seus trabalhos no Fórum Extraordinário de Educação.. Foi contagiante a motivação evidenciada pelas relatoras das duas cidades, e, por meio das exposições foi possível subsumir que mesmo enfrentando tantas dificuldades quanto àquelas existentes aqui e em outras localidades, não permitiram que isso se tornasse empecilho para a busca de alternativas de mudança. Na verdade, ficou perceptível, a partir das narrativas, que as dificuldades diagnosticadas devem servir de ponto de partida para que as transformações necessárias possam ser alavancadas.
Os participantes interagiram bastante, demonstrando estarem envolvidos e, também, desejosos de conhecer mais sobre as realidades narradas, que, indubitavelmente, serviram de impulso para que se fortalecesse no íntimo de cada um a idéia de que é possível, sim, fazer diferente. Ao fim da exposição, os participantes foram convidados para a visitação da cidade e das escolas.
Esta manhã nos fez refletir intensamente a respeito do texto de nosso querido e inspirador José Pacheco, que fala das escolas invisíveis. Um evento como este ressalta a importância de dar visibilidade às escolas e isso repercute no sentimento de “reforço do nosso acreditar na educação”, da necessidade premente de compartilhar, da coragem de começar e de continuar nessa trajetória de promoção de indivíduos plenos. E, talvez o mais importante do encontro foi a possibilidade de reavivar em nossos corações que não estamos sós em nossos anseios, basta tão-somente olharmos para o lado e darmos as mãos uns aos outros.
O próximo encontro do Núcleo Sul ocorrerá no dia 17 de julho, concomitantemente a vinda de José Pacheco a Porto Alegre.