sexta-feira, 4 de julho de 2008

Financiamento da Escola



A mensagem abaixo foi encaminhada por um dos participantes do nosso grupo, via lista de discussão. Considero um tema da maior riqueza para discutirmos e, sendo assim, sugiro postarmos comentários neste tópico. Que tal?

FP diz assim:

"Olá gente, boa noite.

Tenho uma "farpa" me incomodando e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar. Vamos a ela: todas as escolas reclamam de falta de verbas e eu gostaria de saber se há algum impedimento legal para que uma escola pública capte fundos particulares de empresas inclusive para complementação de folhas de pagamento, reforma e coisas assim. Esse tipo de captaçao é ilegal?

Outra questão, é: pode um grupo de professores montar uma ONG, fundação, etc destinada a buscar parcerias e captar fundos para uma escola (no meu caso, estadual)? Isso ja foi feito em algum lugar?

Abraços e obrigado"

FP

2 comentários:

Cláudia Santa Rosa disse...

Atualmente as escolas estatais têm autonomia para movimentar recursos, inclusive oriundos de parcerias. Conheço várias escolas estaduais e municipais que têm, diretamente, parcerias, envolvendo o recebimento de recursos para os seus projetos e não há ilegalidade nisso. Trabalho numa escola estadual, em Natal/RN, que, através da IDE, www.ideducacao.org.br , uma ONG (eu sou uma das fundadoras), recebe patrocínios e respaldo técnico de organizações como o Instituto C&A, Instituto HSBC Solidariedade, BNB Cultura, entre outros e isso tem feito uma enorme diferença. Ainda não utilizamos esses apoios para reforçar os salários dos profissionais porque é necessário avançamos em outras dimensões. As pessoas precisam amadurecer a idéia de que quando não tiver o "extra" elas têm que fazer o trabalho com a mesma garra. Chegaremos lá e não será um impedimento legal.
Grande abraço

jane patricia haddad disse...

Cláudia, concordo plenamente com seu comentário. Acredito que há muitos recursos financeiros para Projetos sérios e comprometidos com a educação.
Minha preocupação maior no momento, tem sido os recursos humanos.
Sabemos que os professores recebem pouco e tudo mais, só não podemos esquecer que a crise econômica, é mundial e enquanto continuarmos acomodados com o discurso financeiro, não caminharemos para uma real mudança na forma de fazer educação. Acredito muito nas ONGS, como um recurso para tal mudança e uma efetiva conscientização para além do discurso da queixa.
Parabéns pela iniciativa.
Um abraço,
Jane Patrícia Haddad