terça-feira, 1 de julho de 2008

O que você faz Ecoa na Eterndidade


O que você faz: " Ecoa na eternidade" esta frase, dita no filme Gladiador, tem sido minha frase de inspiração no meu fazer Educação.
"Quanto mais fazemos, refletimos e estudamos, menos estamos conseguindo que os alunos aprendam". Escutei tal frase,esta semana, de um grupo de "educadores" em um bate-papo.
Logo pensei: Lá vem as queixas e a busca por culpados por nossas falhas e omissões.
Contei até 10, exercício que tenho feito ultimamente, uma forma que, encontrei de ser menos impulsiva.
Eu me lembrei de uma citação de Nietzsche: " O ressentido exercita uma revolta passiva, se caracterizando pela moral escrava, escolhendo a servidão voluntária, a vida rebaixada(...)"
E lá fui eu: - Educadores lembrem-se: Vocês tem a escolha de Ser educadores ou não, qualquer profissão que vocês escolherem atuar fora da escola, será mais rentável e menos cansativa do que a de um bom professor. Sem contar que,vocês estarão dando uma grande oportunidade para seus alunos( de serem alunos). Vocês tem escolha e eles não, talvez a última oportunidade que eles tenham, é a de frequentar à escola e ali encontrar um verdadeiro educador que os olhe para além do que estão vendo.
Indisciplina, dificuldades de aprendizagem, violência enfim tantos novos sintomas e sempre por culpa dos alunos.
O que tenho visto são alunos condenados ao fracasso escolar?
Onde está nossa responsabilidade em tal fracasso?
Covardia não combina com educação.
O que faremos nós educadores?
Um dos caminhos que tenho descoberto, é o de me aliar a pessoasque acreditam realmente no valor :Educação e no Ser Humano, para além dos sintomas pós-modernos que nos aprisiona em nossas queixas e paralisação.
Parabén a todos nós, que nos colocamos em movimento!
Os Românticos Conspiradores advertem: Faz-se necessário desenvolver estratégias, o mundo é de incertezas, nosso ensaio diário: Mais perguntas e menos respostas.
Com carinho e admiração.
Jane Patricia Haddad

Um comentário:

Antonio Siqueira disse...

Pois é, lembra Nitzche, mas isso era dito pelo tb filósofo Romano, Sêneca.