terça-feira, 1 de julho de 2008

NÚCLEO DO SUL









Alguns momentos do nosso encontro, do dia 5 de junho, no Jardim de Infância do Colégio Farroupilha, Porto Alegre.

"A essência do homem é, na sua realidade, o conjunto de relações sociais. O círculo constitui-se em instância de mediação entre singulares. O professor que participa do contato com outros fica outro, transforma transformando-se e disso adquire consciência." (José Pacheco. Livro:Escola da Ponte, Formação e Transformação da Educação)
3ª Reunião do Núcleo de Porto Alegre/RS
Data: 05/06/2008
Local: Colégio Farroupilha
Hora do Início: 9h
Hora do Término: 11h30min

Ata elaborada por Denise e Gabriela:

A partir da decisão do grupo de propiciar uma partilha de experiências educativas inovadoras, deu-se o terceiro encontro do núcleo sul. Neste sentido, foi disponibilizado o espaço aos protagonistas de tais ações, a fim de que se proporcionasse visibilidade às escolas – seus respectivos profissionais da educação – onde a forma de ensinar tem ganhado novos e coloridos contornos.
Após o contato realizado por Maria Luisa Xavier e a respectiva aceitação, de forma incondicional, do mesmo, tivemos o prazer de receber a visita da Carla Cristine Wittmann Chamorro, Secretária de Educação de Picada Café, e de Lourdes Maria Rizzi, Secretária de Educação de Arroio do Meio, com as professoras: Mirta Huppes, Naiara Três e Denise Neumann. Ambas cidades do interior do Rio Grande do Sul.
Cleusa Beckel, coordenadora do Núcleo Sul, organizou com excelência o encontro, que aconteceu no auditório do Jardim de Infância do Colégio Farroupilha. Cabe ressaltar aqui, que o evento foi aberto e divulgado pelos membros do núcleo, sendo extensivo a todos os interessados.
Após a acolhida, fomos surpreendidas com a entrada de um grupo de crianças do Jardim da Infância, que cantaram, contagiando a todos com seu carisma, e falaram ao público da “Campanha Farroupilha contra a Dengue”. Saliente-se que a fala dos alunos era espontânea; à medida que as crianças levantavam a mão iam fazendo importantes colocações a respeito do projeto, demonstrando a apropriação e o prazer de saber, de compartilhar e de ter responsabilidades. Ao final da apresentação, elas foram aplaudidas e se misturaram em meio aos participantes distribuindo folders muito criativos alertando sobre o que é a dengue, quais os sintomas e como evitar. Posteriormente, retornaram às suas salas de aula.
Cleusa fez a abertura do encontro propriamente dito, apresentando e convidando o diretor do Colégio, Roberto Py, para dirigir algumas palavras ao grupo. Ele conduziu sua fala com muita simpatia e estímulo, deixando claro o apoio e a parceria estabelecida entre o Colégio Farroupilha e o Núcleo Sul dos Românticos Conspiradores.
Dando continuidade, Cleusa convidou Carla, a Secretária de Educação de Picada Café/RS, a iniciar seu relato. Muito entusiasmada, ela discorreu sobre alguns dos Projetos de sua cidade, dentre os quais destacou:
- Ler em Casa (consiste em sacolas de livros que passam de casa em casa);
- Expresso da Leitura (“transporte diferente” - com serviços de um "mordomo", que passa pelas comunidades para trazer as pessoas para a biblioteca pública);
- Saberes de Nossa Gente (investimento na idéia de oportunizar acesso ao mundo da leitura e escrita às pessoas que, em idade própria não o tiveram, por intermédio de aulas domiciliares, visto a resistência de muitos em se dirigir até a escola)
- Turno Integral: Ensino de turno integral para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental, bem como oferta de oficinas aos alunos das séries finais do ensino fundamental.
O relato de Carla foi complementado com fotos e detalhes do projeto apresentados no “data show”.
Após o relato fomos convidados a fazer um breve intervalo, a fim de saborearmos um gostoso café, acompanhado de alguns petiscos, momento de grande interação entre os partícipes do encontro.
A segunda parte teve continuidade com a apresentação de Lourdes, Secretária de Educação de Arroio do Meio/RS, que relatou alegremente alguns de seus projetos, trazendo também muitas fotos e importantes informações qualitativas e quantitativas sobre os mesmo. Dentre eles projetos, destaca-se:
- Projeto Educacional "Um sim à vida";
- Projeto de Leitura - Concurso Literário, Parada de Leitura, Mala Mágica, CulturArte - Feira do Livro.
Junto com a secretária também estavam presentes três professoras que colaboraram com os relatos e deixaram o convite para os dias 1 e 2 de julho às 16h no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre, onde estarão presentes e divulgando seus trabalhos no Fórum Extraordinário de Educação.. Foi contagiante a motivação evidenciada pelas relatoras das duas cidades, e, por meio das exposições foi possível subsumir que mesmo enfrentando tantas dificuldades quanto àquelas existentes aqui e em outras localidades, não permitiram que isso se tornasse empecilho para a busca de alternativas de mudança. Na verdade, ficou perceptível, a partir das narrativas, que as dificuldades diagnosticadas devem servir de ponto de partida para que as transformações necessárias possam ser alavancadas.
Os participantes interagiram bastante, demonstrando estarem envolvidos e, também, desejosos de conhecer mais sobre as realidades narradas, que, indubitavelmente, serviram de impulso para que se fortalecesse no íntimo de cada um a idéia de que é possível, sim, fazer diferente. Ao fim da exposição, os participantes foram convidados para a visitação da cidade e das escolas.
Esta manhã nos fez refletir intensamente a respeito do texto de nosso querido e inspirador José Pacheco, que fala das escolas invisíveis. Um evento como este ressalta a importância de dar visibilidade às escolas e isso repercute no sentimento de “reforço do nosso acreditar na educação”, da necessidade premente de compartilhar, da coragem de começar e de continuar nessa trajetória de promoção de indivíduos plenos. E, talvez o mais importante do encontro foi a possibilidade de reavivar em nossos corações que não estamos sós em nossos anseios, basta tão-somente olharmos para o lado e darmos as mãos uns aos outros.
O próximo encontro do Núcleo Sul ocorrerá no dia 17 de julho, concomitantemente a vinda de José Pacheco a Porto Alegre.

Um comentário:

jane patricia haddad disse...

Bom dia Conspiradores,
sou de Belo Horizonte - MG e gostaria muito de realizar um encontro aqui na Região Sudeste.
Quem tiver interesse, favor entrar em contato comigo:
janepati@terra.com.br
Inclusive penso, que poderíamos programar um grande evento com todos os Românticos Conspiradores para 2009.
(Onde poderíamos, trocar idéias, apresentar projetos e criarmos uma frente bem atuante).
Aguardo notícias,
um gende abraço Jane Patrícia