terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bom dia,

Querido(as), é com alegria que partilho com vocês a notícia de nosso encontro "Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender."
Não deixem de assistir ao vídeo!
Abraços,
Denise Armani



Auditório Master lota com Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender
document.title = unescape("Auditório Master lota com Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender :: UniRitter")
Postado em 14/08/2009 às 14:00

O Núcleo Românticos Conspiradores Sul, com apoio do Curso de Pedagogia do UniRitter e do Colégio Farroupilha, promoveu o evento, que teve com participação do professor português José Pacheco. Representantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado estiveram presentes.
O Núcleo Românticos Conspiradores Sul, com apoio do Curso de Pedagogia do UniRitter e do Colégio Farroupilha, promoveu nesta sexta-feira (14/08) pela manhã o encontro Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender. O Auditório Master do UniRitter esteve lotado para acompanhar o relato de representantes de escolas municipais, estaduais e particulares sobre sua experiência em relação ao assunto.
As Escolas Gilberto Jorge, Dolores Alcaraz Caldas e Martim Aranha, de Porto Alegre, mais a escola Guido Arnoldo Lermen, de Lajeado, mostraram seus trabalhos com os alunos de diferentes ciclos. Professores de cidades como Canguçu, Cidreira, Viamão e Montenegro, para citar algumas, vieram do Interior para participarem do encontro. Docentes da Ufrgs, do UniLaSalle, do IPA, do FAE Sevigné e da UniVates também compareceram. Em debate, como organizar a pedagogia nas escolas para atender a todos os alunos, considerando suas diferenças e necessidades específicas, enriquecendo a troca e conseguindo promover o aprendizado com a diversidade.
O professor José Pacheco resumiu em sua fala o espírito do encontro: "O que não dá para fazer é ficar de braços cruzados esperando o melhor momento, a melhor política pública, o melhor governo. O importante é fazer, seja com três professores, seja com um grupo grande. Do trabalho compartilhado surgem os desafios para a burocracia".
O evento conseguiu aglutinar os professores em torno do tema. Os docentes aprofundaram o debate a respeito da docência compartilhada e de sua aplicabilidade no ambiente escolar como um elemento favorecedor na construção da identidade individual e coletiva de professores, na reflexão sobre a autoridade, na valorização do trabalho em equipe e na relação com os alunos.
"Ficamos muito felizes de termos recebido um público tão numeroso e interessado em qualificar cada vez mais a Educação no nosso país", afirmou a Profª Ana Cristina Rangel, coordenadora do Curso de Pedagogia do UniRitter. "Foi ótimo ter realizado esse evento aqui na Instituição, que preza tanto a educação como um bem público."
Confira vídeo sobre as experiências com Docência Compartilhada nas escolas clicando aqui e aqui.
Por Andréa Lopes




http://www.uniritter.com.br/?noticia=659

Um comentário:

Unknown disse...

PEÇO AJUDA NA MONTAGEM DE ARVORE GENEALOGICA DE DOLORES ALCARAZ CALDAS
Ascendants de RUTH ALCARAZ CALDAS

Jusqu'aux grands-parents.

Génération 1
1 RUTH ALCARAZ CALDAS. Parents: 2 et 3.



Génération 2
2 FRANCISCO ANTONIO VIEIRA - JUNIOR CALDAS, né le 13 décembre 1868, Neópolis, décédé le 9 avril 1913, Porto Alegre (à l'âge de 44 ans). Parents: 4 et 5. [Note 2]. Marié (1) avec Mimosa Porto ALEGRE, fille de Aquiles JOSE GOMES Porto ALEGRE 1848-1926 et ? ?.

... marié avec...

3 DOLORES ALCARAZ CALDAS. [Note 3].

... dont:


a.Breno Alcaraz, né(e) le 3 juillet 1810, Porto Alegre, décédé(e) le 10 septembre 1989, Porto Alegre, (à l'âge de 179 ans). [Note 3a].
b.LUCIA ALCARAZ. Mariée avec PLINIO BRASIL MILANO, fils de EUCHARIS BRASIL MILANO et NERINA FONSECA. [Note 3b].
c.RUTH ALCARAZ. Voir 1.




Génération 3
4 Francisco Antônio Vieira CALDAS.

... marié avec...

5 Maria Emília WANDERLEY.

... dont:


a.FRANCISCO ANTONIO VIEIRA - JUNIOR. , né le 13 décembre 1868, Neópolis, décédé le 9 avril 1913, Porto Alegre (à l'âge de 44 ans)Voir 2.






--------------------------------------------------------------------------------



Notes
2:
Sources:
- famille 2: http://assisbrasil.org/joao/bisnetos.htm


3:
Sources:
- famille: http://assisbrasil.org/joao/bisnetos.htm


3a:
E vc sabe dar notícias sobre ascendentes de Francisco Antônio Vieira Caldas,bacharel em Direito pela Universidade do Recife,PE*1846-SE,BR+25.04.1894-Florianópolis,SC,BR, c.c. Maria Emília Vanderley. O casal teve, ao que sei, Francisco Antônio Vieira Caldas Junior*13.12.1868-Porteiras,Vila Nova,SE,BR+09.04.1913-Porto Alegre. Este foi sucedido pelo filho Breno Alcaraz Caldas, proprietário da poderosa e lendária Cia. Jornalística Caldas Jr. com sede no RS. Keffer ----- Original


Sources:
- personne: keffer


3b:
Sources:
- famille: http://assisbrasil.org/joao/bisnetos.htm

GILENO CALDAS BARBOZA, CALDAS DE SERGIPE PESQUISANDO CALDAS QUE FORAM PARA O RIO GRANDE