sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A PIPA E A FLOR de Rubem Alves continua em cartaz



Saudações.
Em 2010 continuaremos apresentando A PIPA E A FLOR

2009 - 10 anos em cartaz

Experimente colocar a poesia em sua escola.



“Do Brasil para Portugal ·Uma proposta de teatro nas bibliotecas ”.

[02-05-2001]

Chama-se Teatro do Grande Urso Navegante, e é um grupo brasileiro que veio a Portugal apresentar uma belíssima peça para crianças chamada "A pipa e a flor" - da autoria do pedagogo Rubem Alves - e animar oficinas de teatro em escolas e bibliotecas. Deveriam voltar para o Brasil agora no final de Abril, mas gostaram tanto do nosso país que decidiram ficar até Julho. E têm vontade de conhecer mais e de levar a mais lugares a sua arte, o seu espectáculo e o Brasil de onde vêm, que não é o das famílias ricas das novelas: "nós estamos na contramão da história", dizem. O espectáculo que apresentam é um exemplo da animação que vale a pena fazer nas bibliotecas: uma peça extraída de um livro, uma peça que dá tanto prazer como faz pensar. Assim. Simplesmente, sem artefactos desnecessários: um actor, dois músicos e o seu público. Nem sequer um palco: uma roda de amigos “


De: Rubem Alves

Assunto: Juro que vale a pena! Você não se arrependerá

Como você sabe, eu escrevo estórias para crianças. Essas estórias têm rodado por aí, e descobri que não são só as crianças que gostam delas. Os adultos também. E elas têm sido usadas nas situações mais variadas, em terapia e até mesmo por empresas. É que a verdade das crianças são verdades de todas as idades. Uma coisa é ler o livro que eu mesmo escrevi. Como fui eu que escrevi, a leitura não me causa mais surpresa. Mas a surpresa me aconteceu quando vi um dos meus livros encenado por um artista fantástico, o Laerte Asnis. O Laerte faz teatro. Mas o teatro dele, eu nunca vi igual. Ele tomou uma de minhas estórias. “A Pipa e a Flor”, transformou-a com a sua imaginação, deu-lhe vida e todo mundo que participou do espetáculo viveu aquilo que eu havia escrito, inclusive eu.. Na verdade, muito mais do que eu havia escrito. Acredite: fiquei emocionado. Todo mundo ficou. Ao final, todo mundo estava feliz, comovido e pensativo. Isso é a coisa extraordinária da brincadeira teatral do Laerte: ela faz pensar. Tem uma função estética – é bela; uma função lúdica – todo mundo brinca; e uma função pedagógica – todo mundo pensa. Se eu pudesse faria com que todo mundo participasse do teatro do Laerte. E é por isso que eu estou lhe escrevendo: para dizer que o teatro dele é muito bom, vale a pena, é para pequenos e grandes. Junto com essa vai uma descrição do Projeto “Livro em Cena”, com referência especial ao meu livro “A Pipa e A Flor”. Se você puder abra um espaço para ele. Veja: estou me comprometendo pessoalmente, dou-lhe a minha palavra: você não se arrependerá. Depois, me conte..

Um grande abraço do

Rubem Alves

Leia também

Rubem Alves: Interpretar é compreender

Artigo Sinapse – Folha de São Paulo de 27/04/2004

Site: www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u814.shtml

Mais informações

http://apipaeaflor.blog.terra.com.br

Abraços

Laerte Asnis

laerteasnis@gmail.com


Nenhum comentário: