sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Síntese da reunião (MSN) dos RCs em 03/2/09

Presentes: Leila, Nilton e Eric (RJ), Carla e Beto (SP), Cleusa (RS), Helena (SC)
Início: 20:30
Término: 22:00

Carla contou como estavam as inscrições para o encontro nacional. Tinham apenas 48 inscrições, sendo que dessas 18 eram de SP.
Carla levantou a idéia de termos facilitadores (mediadores) nos subgrupos, acreditando que assim teríamos mais liberdade na discussão, pois ninguém ficaria com o cargo de cuidar do grupo. A idéia não foi aceita, Leila argumentou que podemos fazer a reunião sem mediadores, e Nilton disse acreditar na capacidade do grupo de se auto-gerir e acrescentou que isso daria oportunidade de emergir lideranças.

Helena questiona sobre o funcionamento dos subgrupos e a possibilidade das pessoas circularem entre esses. Leila diz que os RCs do Rio vão ficar um em cada grupo, e lembra que no final, todos vão saber o que aconteceu nos subgrupos através da plenária. Helena questiona se cada subgrupo vai ter um tema ou se todos os subgrupos vão discutir todos os temas. Leila diz que cada um vai ter um tema apenas. Cleusa acredita que devemos pensar na possibilidade dos subgrupos abordarem todos os temas.

Leila disse que vai precisar de Datashow e internet para apresentação de seu trabalho no subgrupo. Carla disse que talvez não seja possível. Foi questionada a possibilidade de alugar o aparelho caso a escola não tenha para oferecer.
Também discutimos a possibilidade da apresentação de trabalho. Carla e Helena disseram que a proposta não era de apresentação, mas de discussão. Leila acredita que seu trabalho pode colaborar no subgrupo “Formas Inovadoras de Educação”.

Carla sugere que os subgrupos sobre os Românticos Conspiradores e carta de princípios se tornem um só, e também sugere esperarmos mais um pouco para que outros RCs possam dar idéias de temas através do blog.

A próxima reunião foi marcada para o dia 10 de fevereiro.

Nenhum comentário: