quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Encontro Nacional - reunião de 20/01

Reunião virtual via MSN, participantes: Carla (São Paulo), Cleusa (Porto Alegre), Jane (Belo Horizonte), Bruna (Bauru), Cláudia (Natal), Mariângela, Leila, Eric e Nilton (Rio de Janeiro), José Pacheco.

Esta reunião virtual aconteceu com o objetivo de discutir sobre o Encontro Nacional, dias 14 e 15 de março em São Paulo. O Núcleo do Paraná não participou da reunião, mas havia enviado por email uma sugestão para a organização do encontro.
Carla explicou porque São Paulo optou por adiar o encontro eles não tinha elementos suficientes para tanto, nem mesmo uma confirmação da participação dos núcleos e quantas pessoas. Eles acabariam tendo que organizar todo o encontro sem a participação dos outros núcleos.
Os Núcleos se manifestaram a favor da permanência da data do encontro, porém com a participação de todos na organização, e São Paulo seria responsável apenas pela estrutura.
Existem pessoas que fizeram a pré-inscrição e não fazem parte de nenhum núcleo. Discutiu-se como fazer uma apresentação de núcleos considerando que muitos não constituem núcleo nenhum. Carla ressaltou a importância de entendermos o que é uma rede, o que entendemos por rede? Nilton apontou que até agora a estrutura adotada pelos Românticos Conspiradores não é de rede, pois estamos organizados verticalmente e isto dificulta a sugestão de temas de interesse. A estrutura é descentralizada, mas não distribuída. Carla, Bruna e Jane não concordaram que ela seja vertical. Mas todos concordaram que este tema – Rede RC, rede virtual - deve ser debatido no Encontro Nacional. Nilton ressaltou que cada um em particular deve ser visto como importante e não o núcleo em si.
A partir das idéias apresentadas pelo núcleo do Paraná o grupo discutiu sobre os debates em pequenos grupos divididos por temas – que poderiam ser sugeridos antecipadamente por todos os núcleos.
Nilton sugeriu que a apresentação de participante pode estar online antes do encontro.
Para pensar na estrutura do encontro discutimos sobre o objetivo geral do mesmo. Em linhas gerais o objetivo é proporcionar um encontro presencial entre os participantes da rede para se conhecerem pessoalmente e discutir e refletir sobre as diretrizes da Rede Românticos Conspiradores. A Carla sugeriu iniciar o encontro entendendo porque estamos lá e terminar com diretrizes objetivas para o próximo encontro em 2010.

Sugestão de programação:

14/03 – SÁB

8h30 às 9hs – Acolhida e Teia
Criar na chegada do encontro com uma grande “teia”, ou uma estrutura de rede, na qual cada participante poderá deixar sua mensagem sobre alguns dos temas a serem debatidos no Encontro.
Essas mensagens depositadas na teia/rede, servirão de base para o início dos debates realizados nos pequenos grupos (proposta 2), e poderão contribuir para que todos os participantes possam expressar-se.
A estrutura pode ser montada de várias maneiras, com fios, barbantes... Deverão ser deixados disponíveis papéis e canetas para a expressão de idéias
9hs às 11h30 – Apresentação dos núcleos com breve histórico (como foram tomando forma), o Ponto (projetos), os Nós (problemas) e Desatando Nós (caminhos).
* 20 min para cada núcleo e aqueles que não fazem parte de núcleo e desejam se apresentar fazem inscrições previamente.
11h30 às 14hs – Almoço e tempo livre para pessoas se conhecerem
14hs às 16hs – Discussão em pequenos grupos de acordo com temas
16hs – Apresentação dos resultados dos trabalhos dos subgrupos
Noite Cultural

15/03 – DOM

Discussão de metas para 2009 (em subgrupos?)

Como sugestões de temas foram levantados:
1. O que é educação para nós e que tipo de educação queremos
2. Rede Românticos Conspiradores
3. Formas Inovadoras de Educação
4. Carta de Princípios
5. Interlocução entre diversas áreas / Cidades educadoras / Comunidade Educativa

Carla e Cláudia questionaram a discussão sobre a Rede RC e Carta de princípios em subgrupos, sugeriram que fossem discutidas entre todos.
As inscrições serão feitas até dia 15 de fevereiro, com 150 vagas. Sugeriu-se que seja cobrada uma taxa de R$ 20,00 para gastos com café, etc.
São Paulo irá procurar os hotéis próximos ao local.
A programação será disponibilizada para a lista nacional.
Será aberto um tópico no Blog Nacional com a programação e para sugestões de temas de subgrupos - http://romanticosconspiradores.blogspot.com .

Ficou marcada a próxima reunião para terça-feira, 27/02, às 20hs.

Nenhum comentário: