terça-feira, 27 de maio de 2008

Núcleo São Paulo


Queria lembrar a todos do Núcleo São Paulo que sábado (31/05) temos nosso terceiro encontro. Local: Casa da Ana Neves. Horário: 15:00.
Na última reunião falamos da necessidade de ter um projeto. Luiz está sugerindo como pauta:

Como disparar o processo de criação de um projeto?

Quem puder, confirme a presença.
Abraços, Carla.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

RELATO DE EXPERIÊNCIAS:
CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA DO COLÉGIO FARROUPILHA, DE PORTO ALEGRE, TROCAM EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DA ESCOLA DA PONTE

Nosso Projeto iniciou após a Páscoa, pois nesse período surgiu o interesse do grupo de N3, em saber como as crianças de outros países comemoravam essa data tão especial. Surpreendentemente os países da Europa foram os mais lembrados pela turma.Imediatamente as crianças começaram a trazer álbuns de férias de vários lugares para serem explorados na rodinha. Na intenção de decidirmos qual o país que estudaríamos, construímos um gráfico explorando o conhecimento lógico-matemático e mostrando a descendência de cada um. Essa atividade justificou o interesse do grupo por Portugal, pois a grande maioria da turma tem descendência portuguesa.Então, iniciamos um conhecimento sobre a cultura, hábitos, bandeira, idioma e suas relações históricas com o Brasil. Como ponto de partida, começamos a construir nosso “Cantinho do Projeto”, com materiais enviados pelas famílias como: fotos, mapas, guia turístico, revistas e objetos característicos da região. Nossa sala de aula, começou a ter características do objeto em estudo, pois o cantinho acabou sendo mais um recurso de pesquisa, sendo esse, explorado diariamente pelo grupo de crianças da sala de aula.Aproveitando as datas comemorativas que temos em abril e que também fazem parte de nosso Projeto, trabalhamos a história do Descobrimento do Brasil. O livro “Faz Muito Tempo” de Ruth Rocha, fez com o grupo conhecesse tal acontecimento e, a partir daí, criaram uma história coletiva descrevendo o seu entendimento e ilustrando com desenhos. Também cada criança construiu sua caravela com garrafa pet e num segundo momento observamos seus movimentos na água.Outra data comemorativa que abordamos durante o projeto, foi o dia do índio, onde resgatamos seus costumes, comparamos sua vestimenta com a dos portugueses, alimentação, moradia e artesanato. Construímos cocares com penas e folhas de árvores caídas, colares feitos com bolinhas de argila e massa, trabalhando a motricidade fina de cada um. Nesse dia as crianças se caracterizaram de índios, valorizando e relacionando com o projeto em estudo.Com o objetivo de levar as crianças a viagens fantásticas pela história, não poderíamos deixar de trabalhar a história de vida de cada um, resgatando a sua árvore genealógica e a linha do tempo, ilustrada com fotos do nascimento até os dias de hoje.Na aula de Oficina de Criação estudamos a origem do mosaico, construímos um com papel e num segundo momento, presenteamos a mamãe no seu dia, com um descansa pratos de madeira, e ilustrado com miçangas e pedrinhas num trabalho de mosaico.Desenvolvendo a percepção do próprio corpo, do corpo do colega e do espaço que os rodeiam, durante o Projeto nas aulas de Música, cantamos e dançamos ao som do “Vira”, “Lá em cima tem o Tiroliroliro” e “Quem foi que descobriu o Brasil”?Nas explorações matemáticas, as crianças se envolveram com o jogo de percurso, onde cada grupo elaborou o seu, vivenciando momentos de perda e ganho, pois o jogo de regras pressupõe organização, coordenação e uma ação cooperativa.Alice, uma aluna da turma, durante o Projeto trouxe a novidade para o grupo de que viajaria para Portugal. Logo, começamos a nos organizar para que ela levasse em sua bagagem uma carta da turma para a Escola da Ponte, na intenção de iniciar um correio eletrônico. Antes da saída de Alice, realizamos uma viagem pelo Google Earth na aula de informática, onde saímos do Colégio Farroupilha e fomos para Portugal, conhecer pontos turísticos como praias, cidades, monumentos e a Escola da Ponte.Enquanto aguardávamos por Alice, recebemos por e-mail a resposta de nossa carta, pois o nosso cartão, que Alice e seus familiares levaram, foi apresentado em “Assembléia” (reunião de alunos e professores) dando início a troca de informações culturais e gastronômicas. Cristiano (aluno da Escola da Ponte) nos mandou a receita dos pastéis de Belém e como forma de agradecimento, na aula de informática enviamos um e-mail para ele, com a receita de um carreteiro de charque e outras curiosidades do grupo.É importante salientar que o Projeto vem sendo desenvolvido e as informações resultantes, deram enfoque na parte histórica e nas relações com o Brasil, conduzindo os alunos em uma viagem inesquecível e desenvolvendo o sentimento de patriotismo. Levando-se em consideração as possibilidades, as necessidades e as características das crianças dessa faixa etária e do grupo específico, buscando sempre o desenvolvimento integral de cada um.A realização desse trabalho é muito gratificante e enriquecedor, pois aprender faz com que nos sintamos vivos, felizes e com a certeza de que podemos produzir nossa história de vida.

Amigos, espero que tenham gostado do relato da professora Daniele!
Abraços,
Cleusa

terça-feira, 13 de maio de 2008

Reunião em Porto Alegre/RS

ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
1ª Reunião do Núcleo de Porto Alegre/RS
Data: 28/04/2008
Local: Colégio Farroupilha Hora do Início: 14h30
Hora do Término: 16h30

Ata:
A primeira reunião do núcleo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi realizada na sala da coordenadora da Educação Infantil do Colégio Farroupilha, Cleusa Beckel. Os participantes foram recepcionados e conduzidos ao local da reunião de forma bastante acolhedora, momento em que se abriu espaço para as apresentações pessoais.
Sob a coordenação de Cleusa, resgatamos a intencionalidade de tal movimento que ocorreu por iniciativa de José Pacheco,após a leitura do artigo escolas invisíveis
Cleusa explicitou a proposta, bem como os aspectos e objetivos do encontro, socializando e-mails e utilizando o computador para que pudéssemos compreender melhor e, também, visualizar a apresentação do o site e do blog.
Estavam presentes: Cleusa Beckel (Coordenadora), Denise Armani Nery Fernandes (Formanda em Pedagogia), Gabriela Castro Fernandes Klein (formanda em Pedagogia e Professora), Maria Beatriz Pauperio Titton (Uniritter -Multiped; Pedagoga), Maria Rosangela Carrasco Monteiro (Supervisora e Professora), Sandra Jaqueline Salvador dos Santos ( Coordenadora Pedagógica e Professora pós-graduação) e Suzana Moreira Pacheco (Professora Pedagogia, SOE). Os demais integrantes não puderam comparecer.
Foi explicitado que o núcleo conta com 13 convidados, sendo que um deles reside no interior do Estado. Os presentes mostraram-se mobilizados e dispostos a participarem dos encontros e debates, demonstrando comprometimento com a educação. Houve um amplo, envolvente e extremamente participativo diálogo, no qual foi sugerida a possibilidade de inserir no grupo alguém que represente a rede estadual e, também, de articular propostas inovadoras já existentes na rede municipal de Porto Alegre.
Também foi analisada a agenda de José Pacheco, que deixou o grupo animado com a possibilidade de vir à Porto Alegre. Neste ínterim, foram sugeridos alguns locais e datas, e os participantes mostraram-se estimulados a buscarem alternativas para a vinda do José.
Os membros presentes decidiram que o núcleo de organização dos encontros não deveria contar com um número exacerbado de componentes, e que deveria estar centrado em determinadas metas, ficando combinado a continuidade dos contatos via e-mail.
Ao final, após saborearmos um gostoso cafezinho, Cleusa muito gentilmente presenteou-nos com uma sacola que continha informativos, DVD, lápis e revistas do colégio e levou-nos a conhecer o belo espaço escolar, partilhando algumas vivências de seu cotidiano profissional encerrando o encontro com um gostinho de quero mais...

Os Conspiradores do Sul:
Porto Alegre:
Cleusa Beckel; Coordenadora do Colégio Farroupilha
Denise Armani Nery Fernandes; Formanda Uniritter
Gabriel Junqueira; Professor da Pedagogia UFRGS
Gabriela Castro Fernandes Klein; Formanda Uniritter e Professora da Escola Monteiro Lobato
Maria Beatriz Paupério Titton; Uniritter-Multiped; Pedagoga.
Maria Carmen S. Barbosa; Estudos da Infância - UFRGS
Maria Luiza Xavier; PPGEDU / UFRGS
Maria Rosangela Carrasco Monteiro; Supervisora e professora EMEF Prof Gilberto Jorge
Marta Nörnberg; Profª Pedagogia e Coordenadora Unilasalle e Colégio Sinodal
Sandra Jaqueline Salvador dos Santos; Coord. Pedagógica da EMEF Vereador Martim Aranha e Professora Pós-Graduação na Unilasalle
Susana Beatriz Fernandes; Professora PPGEDU / UFRGS
Suzana Moreira Pacheco; Professora Pedagogia - SOE Unilasalle e EMEF Gilberto Jorge
Outras Cidades:
Três Coroas: Israel Lucas; Gestor educacional


Encaminhamento:
Ficou decidido que a reunião acontecerá no dia 05/05 de 2008 no Colégio Farroupilha às 9 h.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Notícias de São Paulo





No dia 26 de Abril nos reunimos em São Paulo, foi nosso segundo encontro e contou com 14 participantes. Deixo as fotos.
Luiz de Campos organizou uma lista com os nomes e e-mails de todos de São Paulo (os que foram nas reuniões ou se manifestaram em blog ou e-mail). Somos 34 conspiradores! Como conversamos na reunião, podemos criar um e-grupo só de São Paulo, o que acham? Alguém sabe como faz?


Ah! A próxima reunião será no dia 31 de maio.
Abraços, Carla.

domingo, 4 de maio de 2008

Memória da Reunião em Natal/RN


ROMÂNTICOS CONSPIRADORES

1ª Reunião do Núcleo de Natal/RN

Data: 28/04/2008
Local: Escola Estadual Hegésippo Reis, instituição que implementa o projeto “Casa de Saberes” a partir de fevereiro de 2007.
Hora do Início: 19h30
Hora do Término: 21h30

Abertura:
Apesar da chuva torrencial que caia sobre Natal, a reunião aconteceu. Cláudia Santa Rosa abriu a reunião, dando boas vindas aos presentes e fez uma breve explanação sobre o objetivo do encontro, relatando as reuniões de conspirações que já aconteceram em outras cidades brasileiras, em virtude de, até o momento, apenas ela, Wilson Azevedo e Priscila Griner participam da lista de discussão pela internet. Realçou a importância da presença de todos (as), mas, sobretudo, do José Pacheco pelo fato de ter sido ele o responsável pelo encontro de tantas pessoas comprometidas com a educação brasileira. Lembrou que a primeira mensagem do Pacheco foi dirigida a um grupo de pessoas por ocasião do último Carnaval e que de lá para cá o grupo tem se ampliado, já contando com um Blog, um Site e uma Lista de Discussão pela internet.

Auto-apresentação dos Presentes:
Aucilene Vieira Barreto - atua como cozinheira da Escola Estadual Hegésippo Reis, mas disse que se percebe como educadora. Relatou como tem sido importante o projeto “Casa de Saberes” para a sua escola, revigorando o compromisso de todos a partir do trabalho iniciado com a chegada de Cláudia Santa Rosa, coordenadora pedagógica. Destacou a sua atuação como mediadora de leitura junto às crianças, e, especialmente, durante atividades no último sábado, dia 26 de abril, por ocasião de um passeio de trem, intitulado nas “Trilhas da Leitura”.

Cláudia Santa Rosa – coordenadora pedagógica na Escola Estadual Hegésippo Reis. Disse sentir-se motivada a participar de um grupo interessado em construir junto, enriquecer as suas práxis, mostrar que são possíveis projetos de cidadania acontecer nas escolas. Destacou o quanto foi significativo realizar a sua pesquisa de doutoramento na Escola da Ponte e como se sente desafiada a fazer com que a sua tese seja útil às escolas brasileiras. Destacou que é uma das fundadoras da ONG Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e por lá coordena projeto implementado junto às 79 escolas da rede estadual que oferecem de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, localizadas em Natal e Parnamirim/RN.

Daniela Sobral – no momento faz assessorias junto a escolas de Natal, mas é sócia do SAPIENS, empresa de consultoria sediada em Recife/PE e que já trouxe o Pacheco para eventos. Relatou sobre a sua visita em 2007 à Escola da Ponte e colocou-se a disposição do grupo.

Hélio Santa Rosa – marido da Cláudia, cirurgião dentista, funcionário público federal (Justiça Eleitoral). Apenas a acompanhava, embora tenha feito comentários sobre o quadro educacional do país e a identificação que passou a ter com o Freinet a partir de Cláudia.

José Pacheco – educador, esteve na Escola da Ponte por quase 30 anos e agora tem descoberto projetos pelo Brasil que podem ajudar a melhorar a educação brasileira.

Leia Marques da Silva – coordenadora pedagógica da Escola Modelo, localizada em Nova Cruz/RN, cursa Pedagogia e Ciências Contábeis, simultaneamente.

Maria Evania de Oliveira – atua como mediadora de leitura na Escola Estadual Hegésippo Reis, mas também integra a equipe do IDE. Acredita no que faz, investe com garra em seus projetos e se sente feliz atuando em Educação.

Marizete Soares Santos – Diretora e proprietária da Escola Modelo, localizada em Nova Cruz/RN. Sente-se realizada em sua escola e procura sempre se aperfeiçoar.

Priscila Griner - Diretora e proprietária do Instituto Educacional Casa Escola (IECE), que há anos implementa projeto diferenciado, mas a partir de 2007 alterou o seu projeto, tendo em vista o referencial da Escola da Ponte. Disse que participou de Curso com professores da Escola da Ponte promovido pela empresa do Wilson Azevedo.

Sônia Medeiros de Farias – Diretora da Estadual Hegésippo Reis e do quadro da Escola há 22 anos. Relatou o quanto tem se alterado, positivamente, o trabalho da Escola a partir da chegada da Cláudia e com o início do projeto “Casa de Saberes”.

Tácia Maria Ataide Pereira – associada fundadora da ONG IDE. Aposentada da rede pública, onde atuou como professora, gestora e formadora em curso de licenciatura em Pedagogia. Disse não saber fazer outra coisa que não seja atuar em Educação, que sente-se realizada no que faz.

Wilson Azevedo – Diretor e proprietário a Aquifolium, empresa que realiza cursos à distância, entre outros serviços de assessoria. A sua filha estudou por um semestre na Escola da Ponte e no retorno ao Brasil a família veio residir nos arredores de Natal. A filha estudou na Casa Escola. Através da Aquifolium Wilson já organizou e realizou vários cursos em que professores da Escola da Ponte discutiram com educadores brasileiros.

Vânia Maria Perdigão Cabral – atua como coordenadora administrativo-financeira da Estadual Hegésippo Reis. Fez um relato sobre os ganhos da sua escola a partir do projeto “Casa de Saberes” e a firmeza e determinação de Cláudia. Disse que a escola agora outra.

A rodada de apresentação foi concluída com a fala de Cláudia, expressando a generosidade das pessoas da sua escola em referenciá-la, mas lembrou que as coisas só estão acontecendo porque há adesão e acolhida de todos.



Relatos, conversa:

Cláudia perguntou se alguém tinha alguma idéia de como poderiam dar andamento à reunião. Diante do silêncio, sugeriu que José Pacheco falasse das suas motivações para enviar o e-mail de provocação por ocasião do Carnaval. Pacheco explicou seus motivos para ter enviado a carta que deu origem aos Românticos Conspiradores: incentivar o compartilhamento deexperiências e praticas. Na verdade um convite para uma boa "briga" para melhorarem-se e melhorar a escola. E se propos a ajudar a evitar que cometamos os mesmos erros que ele cometeu na Escola da Ponte -- a somente cometermos erros novos. Sugeriu um levantamento do atual estagio da educação em Natal, nas cidades do RN, para ser possível comparar avanços de cada iniciativa em relação a este estagio encontrado. Pacheco também anunciou um projeto pessoal para 10 anos, a partir de 2010: ficar num lugar no Brasil noqual ajudará uma escola pública local a se tornar uma das melhores dopaís. Sugeriu também promover encontros nas escolas para mostrar que não estão sozinhas, para evitar que propaganda negativa ou caluniosa prevaleça. Sobre a Conspiração disse que os brasileiros terão que descobrir como organizar-se e o que fazer, que não será ele a dizer, mas que tem convicção de que sem luta o quadro educacional do país não sofrerá alterações. Disse que pensou que 2008 será um ano para os núcleos se organizarem e que 2008 será um ano para apresentação dos núcleos e dos projetos ao Brasil, através da mídia e de encontros presenciais. Priscila falou de como sente que as escolas privadas são discriminadas pelo poder público, que as excluem dos eventos, dos espaços de discussão. Cláudia disse entender se este um ponto de pauta das discussões que estarão por vir. Cláudia também ressaltou que entende que a Conspiração abrigará discussões comuns a todos de um mesmo núcleo e discussões específicas, pois há pontos que movem quem atua em escolas estatais, há pontos que movem quem atua em escolas privadas e pontos comuns, no que os demais participantes concordaram. Tácia lembrou a importância de cada um convidar pessoas e/ou escolas que entendem que de alguma maneira se identificam com o Românticos Conspiradores, proposta que foi aceita por todos. Cláudia relatou a nova proposta da Secretaria estadual de educação de organização das escolas por núcleos, esperando que implementem projeto comum. Disse que o núcleo da Hegésippo Reis tem mais três escolas e que percebe que seria um canal importante para conspiração. Pacheco achou a idéia muito interessante, na linha de se pensar no bairro e na cidade educadora. Lembrou que o IDE, que já’atua na H. Reis poderia articular as quatro escolas, como já’havai sido proposto por representantes da Secretaria em reunião do Núcleo, conforme relato de Cláudia e Sônia. Wilson lembrou a necessidade das escolas presentes conhecerem melhor os seus projetos.

Encaminhamento:
Reunião no dia 14 de maio, às 16 horas, no IECE, para 3 escolas (IECE, Escola H. Reis e Escola Modelo) compartilharem o que já fazem e que obstáculos têm encontrado para que se possa pensar em iniciativas do grupo para ajudar a superá-los. Mapa de localização do IECE no Google Maps: http://iece.notlong.com

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Notícias de Natal-Casa Escola : visita do Pacheco


A procura de uma pedagogia e de uma estrutura educacional que proporcione uma escola mais autêntica e voltada para a autonomia - dos alunos, dos professores e pais - recorremos aos princípios que norteam a prática da Escola da Ponte. Diante disso, na Casa Escola, há dois anos de trabalho em busca de mudanças em nossas práticas, podemos afirmar que já temos um pequeno e importante início. Isto se reflete em nossos alunos, no modo mais consciente e responsável de ser, e na relação mais colaborativa entre os adultos da escola. A garotada tornou-se mais questionadora do que antes, mais curiosa; os alunos cobram mais dos professores e conseguem se organizar melhor para estudar e cooperar. No que se refere à equipe, esta tornou-se mais coesa, mais disposta a estudar e a se reunir para trazer soluções. Nesse contexto, existe uma cobrança salutar entre os profissionais. Porém não se pode perder de vista que ainda temos muiiiiiiiiiiiito...a percorrer. Para complementar a nossa aventura nas veredas da educação, esta semana recebemos a visita do Pacheco e de Claudia Santa Rosa na Casa Escola, aqui mesmo no RN em Natal. Só posso contar para vocês, românticos conspiradores, que a visita foi de extrema importância e ajuda para a Casa Escola. Tanto os alunos, os profissionais assim como alguns pais que se disponibilizaram, tivemos a oportunidade de ouvir Pacheco desfazendo o senso-comum enraizado com a destreza socrática que só ele sabe fazer. Foi um momento indescritível de esclarecimentos e reflexão, onde pudemos dar mais um pequeno passo em direção contrária à ignorância que nos prende à práticas desumanizadoras. Ufa, que maravilha! Aproveito esse espaço também para novamente agradecer ao carinho e a dedicação que Cláudia e Pacheco dispensaram a comunidade da Casa Escola e informo que o próximo encontro do Núcleo de Natal será na Casa Escola no dia 14 de maio às 16 horas.