domingo, 4 de maio de 2008

Memória da Reunião em Natal/RN


ROMÂNTICOS CONSPIRADORES

1ª Reunião do Núcleo de Natal/RN

Data: 28/04/2008
Local: Escola Estadual Hegésippo Reis, instituição que implementa o projeto “Casa de Saberes” a partir de fevereiro de 2007.
Hora do Início: 19h30
Hora do Término: 21h30

Abertura:
Apesar da chuva torrencial que caia sobre Natal, a reunião aconteceu. Cláudia Santa Rosa abriu a reunião, dando boas vindas aos presentes e fez uma breve explanação sobre o objetivo do encontro, relatando as reuniões de conspirações que já aconteceram em outras cidades brasileiras, em virtude de, até o momento, apenas ela, Wilson Azevedo e Priscila Griner participam da lista de discussão pela internet. Realçou a importância da presença de todos (as), mas, sobretudo, do José Pacheco pelo fato de ter sido ele o responsável pelo encontro de tantas pessoas comprometidas com a educação brasileira. Lembrou que a primeira mensagem do Pacheco foi dirigida a um grupo de pessoas por ocasião do último Carnaval e que de lá para cá o grupo tem se ampliado, já contando com um Blog, um Site e uma Lista de Discussão pela internet.

Auto-apresentação dos Presentes:
Aucilene Vieira Barreto - atua como cozinheira da Escola Estadual Hegésippo Reis, mas disse que se percebe como educadora. Relatou como tem sido importante o projeto “Casa de Saberes” para a sua escola, revigorando o compromisso de todos a partir do trabalho iniciado com a chegada de Cláudia Santa Rosa, coordenadora pedagógica. Destacou a sua atuação como mediadora de leitura junto às crianças, e, especialmente, durante atividades no último sábado, dia 26 de abril, por ocasião de um passeio de trem, intitulado nas “Trilhas da Leitura”.

Cláudia Santa Rosa – coordenadora pedagógica na Escola Estadual Hegésippo Reis. Disse sentir-se motivada a participar de um grupo interessado em construir junto, enriquecer as suas práxis, mostrar que são possíveis projetos de cidadania acontecer nas escolas. Destacou o quanto foi significativo realizar a sua pesquisa de doutoramento na Escola da Ponte e como se sente desafiada a fazer com que a sua tese seja útil às escolas brasileiras. Destacou que é uma das fundadoras da ONG Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e por lá coordena projeto implementado junto às 79 escolas da rede estadual que oferecem de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, localizadas em Natal e Parnamirim/RN.

Daniela Sobral – no momento faz assessorias junto a escolas de Natal, mas é sócia do SAPIENS, empresa de consultoria sediada em Recife/PE e que já trouxe o Pacheco para eventos. Relatou sobre a sua visita em 2007 à Escola da Ponte e colocou-se a disposição do grupo.

Hélio Santa Rosa – marido da Cláudia, cirurgião dentista, funcionário público federal (Justiça Eleitoral). Apenas a acompanhava, embora tenha feito comentários sobre o quadro educacional do país e a identificação que passou a ter com o Freinet a partir de Cláudia.

José Pacheco – educador, esteve na Escola da Ponte por quase 30 anos e agora tem descoberto projetos pelo Brasil que podem ajudar a melhorar a educação brasileira.

Leia Marques da Silva – coordenadora pedagógica da Escola Modelo, localizada em Nova Cruz/RN, cursa Pedagogia e Ciências Contábeis, simultaneamente.

Maria Evania de Oliveira – atua como mediadora de leitura na Escola Estadual Hegésippo Reis, mas também integra a equipe do IDE. Acredita no que faz, investe com garra em seus projetos e se sente feliz atuando em Educação.

Marizete Soares Santos – Diretora e proprietária da Escola Modelo, localizada em Nova Cruz/RN. Sente-se realizada em sua escola e procura sempre se aperfeiçoar.

Priscila Griner - Diretora e proprietária do Instituto Educacional Casa Escola (IECE), que há anos implementa projeto diferenciado, mas a partir de 2007 alterou o seu projeto, tendo em vista o referencial da Escola da Ponte. Disse que participou de Curso com professores da Escola da Ponte promovido pela empresa do Wilson Azevedo.

Sônia Medeiros de Farias – Diretora da Estadual Hegésippo Reis e do quadro da Escola há 22 anos. Relatou o quanto tem se alterado, positivamente, o trabalho da Escola a partir da chegada da Cláudia e com o início do projeto “Casa de Saberes”.

Tácia Maria Ataide Pereira – associada fundadora da ONG IDE. Aposentada da rede pública, onde atuou como professora, gestora e formadora em curso de licenciatura em Pedagogia. Disse não saber fazer outra coisa que não seja atuar em Educação, que sente-se realizada no que faz.

Wilson Azevedo – Diretor e proprietário a Aquifolium, empresa que realiza cursos à distância, entre outros serviços de assessoria. A sua filha estudou por um semestre na Escola da Ponte e no retorno ao Brasil a família veio residir nos arredores de Natal. A filha estudou na Casa Escola. Através da Aquifolium Wilson já organizou e realizou vários cursos em que professores da Escola da Ponte discutiram com educadores brasileiros.

Vânia Maria Perdigão Cabral – atua como coordenadora administrativo-financeira da Estadual Hegésippo Reis. Fez um relato sobre os ganhos da sua escola a partir do projeto “Casa de Saberes” e a firmeza e determinação de Cláudia. Disse que a escola agora outra.

A rodada de apresentação foi concluída com a fala de Cláudia, expressando a generosidade das pessoas da sua escola em referenciá-la, mas lembrou que as coisas só estão acontecendo porque há adesão e acolhida de todos.



Relatos, conversa:

Cláudia perguntou se alguém tinha alguma idéia de como poderiam dar andamento à reunião. Diante do silêncio, sugeriu que José Pacheco falasse das suas motivações para enviar o e-mail de provocação por ocasião do Carnaval. Pacheco explicou seus motivos para ter enviado a carta que deu origem aos Românticos Conspiradores: incentivar o compartilhamento deexperiências e praticas. Na verdade um convite para uma boa "briga" para melhorarem-se e melhorar a escola. E se propos a ajudar a evitar que cometamos os mesmos erros que ele cometeu na Escola da Ponte -- a somente cometermos erros novos. Sugeriu um levantamento do atual estagio da educação em Natal, nas cidades do RN, para ser possível comparar avanços de cada iniciativa em relação a este estagio encontrado. Pacheco também anunciou um projeto pessoal para 10 anos, a partir de 2010: ficar num lugar no Brasil noqual ajudará uma escola pública local a se tornar uma das melhores dopaís. Sugeriu também promover encontros nas escolas para mostrar que não estão sozinhas, para evitar que propaganda negativa ou caluniosa prevaleça. Sobre a Conspiração disse que os brasileiros terão que descobrir como organizar-se e o que fazer, que não será ele a dizer, mas que tem convicção de que sem luta o quadro educacional do país não sofrerá alterações. Disse que pensou que 2008 será um ano para os núcleos se organizarem e que 2008 será um ano para apresentação dos núcleos e dos projetos ao Brasil, através da mídia e de encontros presenciais. Priscila falou de como sente que as escolas privadas são discriminadas pelo poder público, que as excluem dos eventos, dos espaços de discussão. Cláudia disse entender se este um ponto de pauta das discussões que estarão por vir. Cláudia também ressaltou que entende que a Conspiração abrigará discussões comuns a todos de um mesmo núcleo e discussões específicas, pois há pontos que movem quem atua em escolas estatais, há pontos que movem quem atua em escolas privadas e pontos comuns, no que os demais participantes concordaram. Tácia lembrou a importância de cada um convidar pessoas e/ou escolas que entendem que de alguma maneira se identificam com o Românticos Conspiradores, proposta que foi aceita por todos. Cláudia relatou a nova proposta da Secretaria estadual de educação de organização das escolas por núcleos, esperando que implementem projeto comum. Disse que o núcleo da Hegésippo Reis tem mais três escolas e que percebe que seria um canal importante para conspiração. Pacheco achou a idéia muito interessante, na linha de se pensar no bairro e na cidade educadora. Lembrou que o IDE, que já’atua na H. Reis poderia articular as quatro escolas, como já’havai sido proposto por representantes da Secretaria em reunião do Núcleo, conforme relato de Cláudia e Sônia. Wilson lembrou a necessidade das escolas presentes conhecerem melhor os seus projetos.

Encaminhamento:
Reunião no dia 14 de maio, às 16 horas, no IECE, para 3 escolas (IECE, Escola H. Reis e Escola Modelo) compartilharem o que já fazem e que obstáculos têm encontrado para que se possa pensar em iniciativas do grupo para ajudar a superá-los. Mapa de localização do IECE no Google Maps: http://iece.notlong.com

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