segunda-feira, 19 de maio de 2008

RELATO DE EXPERIÊNCIAS:
CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA DO COLÉGIO FARROUPILHA, DE PORTO ALEGRE, TROCAM EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DA ESCOLA DA PONTE

Nosso Projeto iniciou após a Páscoa, pois nesse período surgiu o interesse do grupo de N3, em saber como as crianças de outros países comemoravam essa data tão especial. Surpreendentemente os países da Europa foram os mais lembrados pela turma.Imediatamente as crianças começaram a trazer álbuns de férias de vários lugares para serem explorados na rodinha. Na intenção de decidirmos qual o país que estudaríamos, construímos um gráfico explorando o conhecimento lógico-matemático e mostrando a descendência de cada um. Essa atividade justificou o interesse do grupo por Portugal, pois a grande maioria da turma tem descendência portuguesa.Então, iniciamos um conhecimento sobre a cultura, hábitos, bandeira, idioma e suas relações históricas com o Brasil. Como ponto de partida, começamos a construir nosso “Cantinho do Projeto”, com materiais enviados pelas famílias como: fotos, mapas, guia turístico, revistas e objetos característicos da região. Nossa sala de aula, começou a ter características do objeto em estudo, pois o cantinho acabou sendo mais um recurso de pesquisa, sendo esse, explorado diariamente pelo grupo de crianças da sala de aula.Aproveitando as datas comemorativas que temos em abril e que também fazem parte de nosso Projeto, trabalhamos a história do Descobrimento do Brasil. O livro “Faz Muito Tempo” de Ruth Rocha, fez com o grupo conhecesse tal acontecimento e, a partir daí, criaram uma história coletiva descrevendo o seu entendimento e ilustrando com desenhos. Também cada criança construiu sua caravela com garrafa pet e num segundo momento observamos seus movimentos na água.Outra data comemorativa que abordamos durante o projeto, foi o dia do índio, onde resgatamos seus costumes, comparamos sua vestimenta com a dos portugueses, alimentação, moradia e artesanato. Construímos cocares com penas e folhas de árvores caídas, colares feitos com bolinhas de argila e massa, trabalhando a motricidade fina de cada um. Nesse dia as crianças se caracterizaram de índios, valorizando e relacionando com o projeto em estudo.Com o objetivo de levar as crianças a viagens fantásticas pela história, não poderíamos deixar de trabalhar a história de vida de cada um, resgatando a sua árvore genealógica e a linha do tempo, ilustrada com fotos do nascimento até os dias de hoje.Na aula de Oficina de Criação estudamos a origem do mosaico, construímos um com papel e num segundo momento, presenteamos a mamãe no seu dia, com um descansa pratos de madeira, e ilustrado com miçangas e pedrinhas num trabalho de mosaico.Desenvolvendo a percepção do próprio corpo, do corpo do colega e do espaço que os rodeiam, durante o Projeto nas aulas de Música, cantamos e dançamos ao som do “Vira”, “Lá em cima tem o Tiroliroliro” e “Quem foi que descobriu o Brasil”?Nas explorações matemáticas, as crianças se envolveram com o jogo de percurso, onde cada grupo elaborou o seu, vivenciando momentos de perda e ganho, pois o jogo de regras pressupõe organização, coordenação e uma ação cooperativa.Alice, uma aluna da turma, durante o Projeto trouxe a novidade para o grupo de que viajaria para Portugal. Logo, começamos a nos organizar para que ela levasse em sua bagagem uma carta da turma para a Escola da Ponte, na intenção de iniciar um correio eletrônico. Antes da saída de Alice, realizamos uma viagem pelo Google Earth na aula de informática, onde saímos do Colégio Farroupilha e fomos para Portugal, conhecer pontos turísticos como praias, cidades, monumentos e a Escola da Ponte.Enquanto aguardávamos por Alice, recebemos por e-mail a resposta de nossa carta, pois o nosso cartão, que Alice e seus familiares levaram, foi apresentado em “Assembléia” (reunião de alunos e professores) dando início a troca de informações culturais e gastronômicas. Cristiano (aluno da Escola da Ponte) nos mandou a receita dos pastéis de Belém e como forma de agradecimento, na aula de informática enviamos um e-mail para ele, com a receita de um carreteiro de charque e outras curiosidades do grupo.É importante salientar que o Projeto vem sendo desenvolvido e as informações resultantes, deram enfoque na parte histórica e nas relações com o Brasil, conduzindo os alunos em uma viagem inesquecível e desenvolvendo o sentimento de patriotismo. Levando-se em consideração as possibilidades, as necessidades e as características das crianças dessa faixa etária e do grupo específico, buscando sempre o desenvolvimento integral de cada um.A realização desse trabalho é muito gratificante e enriquecedor, pois aprender faz com que nos sintamos vivos, felizes e com a certeza de que podemos produzir nossa história de vida.

Amigos, espero que tenham gostado do relato da professora Daniele!
Abraços,
Cleusa

Nenhum comentário: