terça-feira, 13 de maio de 2008

Reunião em Porto Alegre/RS

ROMÂNTICOS CONSPIRADORES
1ª Reunião do Núcleo de Porto Alegre/RS
Data: 28/04/2008
Local: Colégio Farroupilha Hora do Início: 14h30
Hora do Término: 16h30

Ata:
A primeira reunião do núcleo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, foi realizada na sala da coordenadora da Educação Infantil do Colégio Farroupilha, Cleusa Beckel. Os participantes foram recepcionados e conduzidos ao local da reunião de forma bastante acolhedora, momento em que se abriu espaço para as apresentações pessoais.
Sob a coordenação de Cleusa, resgatamos a intencionalidade de tal movimento que ocorreu por iniciativa de José Pacheco,após a leitura do artigo escolas invisíveis
Cleusa explicitou a proposta, bem como os aspectos e objetivos do encontro, socializando e-mails e utilizando o computador para que pudéssemos compreender melhor e, também, visualizar a apresentação do o site e do blog.
Estavam presentes: Cleusa Beckel (Coordenadora), Denise Armani Nery Fernandes (Formanda em Pedagogia), Gabriela Castro Fernandes Klein (formanda em Pedagogia e Professora), Maria Beatriz Pauperio Titton (Uniritter -Multiped; Pedagoga), Maria Rosangela Carrasco Monteiro (Supervisora e Professora), Sandra Jaqueline Salvador dos Santos ( Coordenadora Pedagógica e Professora pós-graduação) e Suzana Moreira Pacheco (Professora Pedagogia, SOE). Os demais integrantes não puderam comparecer.
Foi explicitado que o núcleo conta com 13 convidados, sendo que um deles reside no interior do Estado. Os presentes mostraram-se mobilizados e dispostos a participarem dos encontros e debates, demonstrando comprometimento com a educação. Houve um amplo, envolvente e extremamente participativo diálogo, no qual foi sugerida a possibilidade de inserir no grupo alguém que represente a rede estadual e, também, de articular propostas inovadoras já existentes na rede municipal de Porto Alegre.
Também foi analisada a agenda de José Pacheco, que deixou o grupo animado com a possibilidade de vir à Porto Alegre. Neste ínterim, foram sugeridos alguns locais e datas, e os participantes mostraram-se estimulados a buscarem alternativas para a vinda do José.
Os membros presentes decidiram que o núcleo de organização dos encontros não deveria contar com um número exacerbado de componentes, e que deveria estar centrado em determinadas metas, ficando combinado a continuidade dos contatos via e-mail.
Ao final, após saborearmos um gostoso cafezinho, Cleusa muito gentilmente presenteou-nos com uma sacola que continha informativos, DVD, lápis e revistas do colégio e levou-nos a conhecer o belo espaço escolar, partilhando algumas vivências de seu cotidiano profissional encerrando o encontro com um gostinho de quero mais...

Os Conspiradores do Sul:
Porto Alegre:
Cleusa Beckel; Coordenadora do Colégio Farroupilha
Denise Armani Nery Fernandes; Formanda Uniritter
Gabriel Junqueira; Professor da Pedagogia UFRGS
Gabriela Castro Fernandes Klein; Formanda Uniritter e Professora da Escola Monteiro Lobato
Maria Beatriz Paupério Titton; Uniritter-Multiped; Pedagoga.
Maria Carmen S. Barbosa; Estudos da Infância - UFRGS
Maria Luiza Xavier; PPGEDU / UFRGS
Maria Rosangela Carrasco Monteiro; Supervisora e professora EMEF Prof Gilberto Jorge
Marta Nörnberg; Profª Pedagogia e Coordenadora Unilasalle e Colégio Sinodal
Sandra Jaqueline Salvador dos Santos; Coord. Pedagógica da EMEF Vereador Martim Aranha e Professora Pós-Graduação na Unilasalle
Susana Beatriz Fernandes; Professora PPGEDU / UFRGS
Suzana Moreira Pacheco; Professora Pedagogia - SOE Unilasalle e EMEF Gilberto Jorge
Outras Cidades:
Três Coroas: Israel Lucas; Gestor educacional


Encaminhamento:
Ficou decidido que a reunião acontecerá no dia 05/05 de 2008 no Colégio Farroupilha às 9 h.

Um comentário:

Cleusa disse...

2ª Reunião do Núcleo do Sul
Data:5 de maio de 2008
Local: Colégio Farroupilha
Hora do Início: 14h30
Hora do Término: 16h30

Ata:
A segunda “conspiração” do núcleo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, aconteceu no Colégio Farroupilha e foi coordenada por Cleusa Beckel. Após a acolhida, os participantes foram convidados a se reunirem em um auditório da escola preparado minuciosamente pela anfitriã. As cadeiras estavam dispostas em semi-círculo, o data show instalado e, para completar, uma tentadora mesa com amanteigados variados, sucos e café. Entre os presentes estavam: Cleusa Beckel, Denise Armani Nery Fernandes, Gabriela Castro Fernandes Klein, Maria Beatriz Pauperio Titton, Maria Luiza Xavier e Suzana Moreira Pacheco.
Cleusa retomou alguns pontos da reunião anterior, reforçando a importância do cadastro e da participação no blog. Demonstrou no telão os passos necessários para fazer o cadastro, sanando as dúvidas daqueles que haviam tido dificuldades em fazê-lo.
Convém salientar que neste meio tempo, entre o primeiro encontro – realizado em 28 de março do corrente – e este, o grupo manteve contato via e-mail, por intermédio do qual foi divulgada a palestra do Gabriel Junqueira tratando de sua experiência na Escola da Ponte. Naquela palestra alguns conspiradores estavam presentes e, a partir disso, houve uma importante reflexão sobre o momento, estabelecendo-se relações com os relatos de José Pacheco, o trabalho de Cláudia(Natal) e a realidade educacional vivenciada por aqui.
Diante de algumas sugestões expostas surgiu a necessidade de ter um olhar mais atento, fazer um mapeamento das escolas, investigar, atualizar-se, estar a par das notícias, enfim, conhecer melhor nossa realidade. O grupo definiu que, ao invés de divulgar tais propostas, é essencial dar vez e voz aos protagonistas, incentivando-os para que compartilhem suas experiências e práticas.
Neste ínterim Maria Luisa ficou incumbida de agendar um relato, para o próximo encontro com educadores de Picada Café ou Arroio do Meio, cidades próximas a Porto Alegre, que fazem um trabalho diferenciado em suas escolas.
Quanto à vinda de José Pacheco, em julho, há grande probabilidade de realizarmos um encontro dele com o núcleo, durante o seminário que ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Martim Aranha(POA), ainda com combinações em andamento.
Também ficou decidido que Denise e Gabriela ficam responsáveis pelas atas das reuniões
Com um clima agradável entre os participantes deu-se o encerramento da reunião.

Encaminhamento:
A próxima reunião ficou marcada para o dia 05/06/08, no Jardim de Infância do Colégio Farroupilha às 9 h.