terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bom dia,

Querido(as), é com alegria que partilho com vocês a notícia de nosso encontro "Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender."
Não deixem de assistir ao vídeo!
Abraços,
Denise Armani



Auditório Master lota com Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender
document.title = unescape("Auditório Master lota com Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender :: UniRitter")
Postado em 14/08/2009 às 14:00

O Núcleo Românticos Conspiradores Sul, com apoio do Curso de Pedagogia do UniRitter e do Colégio Farroupilha, promoveu o evento, que teve com participação do professor português José Pacheco. Representantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o Estado estiveram presentes.
O Núcleo Românticos Conspiradores Sul, com apoio do Curso de Pedagogia do UniRitter e do Colégio Farroupilha, promoveu nesta sexta-feira (14/08) pela manhã o encontro Docência Compartilhada, um dispositivo para o ensinar e o aprender. O Auditório Master do UniRitter esteve lotado para acompanhar o relato de representantes de escolas municipais, estaduais e particulares sobre sua experiência em relação ao assunto.
As Escolas Gilberto Jorge, Dolores Alcaraz Caldas e Martim Aranha, de Porto Alegre, mais a escola Guido Arnoldo Lermen, de Lajeado, mostraram seus trabalhos com os alunos de diferentes ciclos. Professores de cidades como Canguçu, Cidreira, Viamão e Montenegro, para citar algumas, vieram do Interior para participarem do encontro. Docentes da Ufrgs, do UniLaSalle, do IPA, do FAE Sevigné e da UniVates também compareceram. Em debate, como organizar a pedagogia nas escolas para atender a todos os alunos, considerando suas diferenças e necessidades específicas, enriquecendo a troca e conseguindo promover o aprendizado com a diversidade.
O professor José Pacheco resumiu em sua fala o espírito do encontro: "O que não dá para fazer é ficar de braços cruzados esperando o melhor momento, a melhor política pública, o melhor governo. O importante é fazer, seja com três professores, seja com um grupo grande. Do trabalho compartilhado surgem os desafios para a burocracia".
O evento conseguiu aglutinar os professores em torno do tema. Os docentes aprofundaram o debate a respeito da docência compartilhada e de sua aplicabilidade no ambiente escolar como um elemento favorecedor na construção da identidade individual e coletiva de professores, na reflexão sobre a autoridade, na valorização do trabalho em equipe e na relação com os alunos.
"Ficamos muito felizes de termos recebido um público tão numeroso e interessado em qualificar cada vez mais a Educação no nosso país", afirmou a Profª Ana Cristina Rangel, coordenadora do Curso de Pedagogia do UniRitter. "Foi ótimo ter realizado esse evento aqui na Instituição, que preza tanto a educação como um bem público."
Confira vídeo sobre as experiências com Docência Compartilhada nas escolas clicando aqui e aqui.
Por Andréa Lopes




http://www.uniritter.com.br/?noticia=659

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Prezados (as) Românticos Conspiradores,

Primeiramente gostaria de me apresentar: sou Denise Armani, pedagoga (supervisora e orientadora educacional), atualmente fazendo especialização em Psicanálise e Educação (que tem me desacomodado bastante, em virtude da profundidade dos estudos), casada, um filho de 14 anos, residente em Porto Alegre/RS.
Tal apresentação se deve ao fato de que na reunião do Núcleo Sul realizada no dia 25 de agosto/2009 em que fui convidada a assumir a coordenação desse núcleo. Isso ocorreu em face das dificuldades pessoais da Cleusa em continuar na coordenação e na minha aceitação, diante da motivação das demais colegas, de assumir esta empreitada.
Quero aproveitar o momento, também, para pedir desculpas pelo silêncio de um pouco mais de um mês. Mas esse tempo era necessário para que eu pudesse me organizar adequadamente.
No dia de 14 de agosto foi realizado, nas dependências e com o amplo apoio do Centro Universitário Ritter dos Reis, o encontro intitulado “Docência Compartilhada”, com 425 inscrições, sendo 390 realizadas on-line e 35 presenciais, contando com 342 participantes presentes, além da agradável e animadora companhia do professor José Pacheco.
A partir da avaliação desse encontro, em reunião posterior do núcleo, verificamos que a ampla maioria dos participantes gostaria que fosse tratada, futuramente, a questão da violência na escola. Assim, estamos nos mobilizando com o intuito de organizar um encontro de educadores que verse sobre o referido tema. Para tanto, estamos procurando formar um grupo de apoio de outros segmentos além da educação (oriundos da psicanálise, do direito, da sociologia, dos conselhos tutelares, da justiça restaurativa no âmbito da escola, enfim, pessoas que, de uma forma ou outra lidam com as questões de políticas públicas voltadas para o aspecto em comento), com a finalidade de obtermos subsídios dos mais variados enfoques, sem deixar de lado o norte principal desse futuro encontro: a violência escolar.
Assim, agradeço a atenção de todos e (tendo em vista que me considero uma “aprendiz de coordenadora”) me coloco a disposição para eventuais esclarecimentos, bem como para dialogar, mesmo que via e-mail, a respeito dos anseios que todos temos. Não tenho dúvidas de que é justamente isso que nos faz crescer: a troca, a conversa, a proximidade, o apoio... Desse modo, conto muito com cada um de vocês, queridos conspiradores.
Abraços a todos.

Denise Armani