terça-feira, 15 de setembro de 2009

NÚCLEO RC/SUL Quero-Quero
Ata - 15/09/2009

De acordo com a definição do encontro anterior, reunimo-nos no Uniritter a fim de “conspirar”, com a presença de alguns convidados, a respeito da realização de um futuro encontro de educadores, abarcando o tema VIOLÊNCIA.
Nos reunimos na sala 200, contando com as seguintes presenças: Ana Cristina (Coord. da Pedagogia do UniRitter), Beatriz, Cláudia (Justiça Restaurativa – SMED), Sandra, Cristiane, Denise, Fernanda, José Ricardo (Mestrando – Sociologia-UFRGS), Laura (Psiquiatra) e Maria Helena.
Num primeiro momento, após a apresentação de cada um, assistimos ao vídeo “Caminho dos Tolos”, que trata da violência na escola, mais especificamente de um caso de bullyng que acaba tendo consequências bastante graves. O filme foi produzido por um grupo de alunos do Colégio Estadual Padre Reus, da zona sul de POA.
O curta metragem sensibilizou o grupo, trazendo a representação dos próprios jovens. Verificou-se momentos de solidão e desespero do adolescente, descaso da família, fraca atuação da gestão da escola, agressões físicas e verbais constantes.
O grupo participante na reunião levantou diversas questões, de forma produtiva, tais como:
à a utilização do vídeo, com a participação dos alunos que o produziram, na primeira parte do encontro de professores, com a mediação de dois educadores, a fim de entender um pouco melhor a questão da violência sob a ótica dos estudantes;
à abordar a questão da “Justiça Restaurativa”, não somente como uma forma de solucionar os conflitos já instaurados, mas também como medida profilática, buscando o envolvimento entre corpo docente, corpo discente, funcionários da escola e comunidade.

OBS: foi sugerido também que além do trabalho com a justiça restaurativa, o encontro pudesse sinalizar e dar destaque às alternativas que estão sendo potencializadas nas escolas, assim não ficaremos focados nos problemas!

A próxima reunião ocorrerá, provavelmente, na primeira quinzena de outubro, na SMED. Buscar-se-á a participação de alguma(s) escola(s) que tem se destacado na realização de ações de combate à violência (Rafael Pinto Bandeira, Padre Reus, Anchieta ...).

( Ata produzida por Cristiane e Sandra)

Nenhum comentário: