sábado, 5 de abril de 2008

Em nossos projetos...


Crianças do Projeto Casa de Saberes organizam convites para o lançamento do espaço de leitura - Natal/RN, 2007.


Há um trabalho árduo para que os nossos projetos se fortaleçam e tornem-se perenes. Vamos comentar este tópico, identificando-os (nome do projeto, cidade, tipo de instituição). Em seguida, façamos o "exercício" bem simples de escrever sobre três pontos:

- o que já caminha bem.
- no que estamos investindo energias, de modo especial, neste momento.
- o que mais nos preocupa.

Vamos lá? Quem começa?


Prédio da Governadoria do Estado. Crianças entregam convites.

Crianças, ao lado da Secretária de Estado da Educação e de outros adultos, coordenam a Mesa da Solenidade de Lançamento do Espaço de Leitura da Escola Estadual Hegésippo Reis, no âmbito do projeto "Casa de Saberes".

4 comentários:

Laerte Asnis disse...

Olá......voltando após um período de auto "blogexílio". O assunto inclusão está na "crista da onda". Inúmeros debates (importantes também) nas Universidades. Psicólogos, TOs, Pedagogos, Médicos e demais especialistas, procuram trilhar caminhos para que o portador de algum tipo de deficiência (DV,DA, DM,PDC)seja aceito pela sociedade. Mas e os pais destes excluídos ?. Nunca são convidados ? Por que?
Estamos inicando um novo projeto "Inclusão em Cena". Levaremos para o palco o livro "Por que Heloísa?" Uma história real. Um livro escrito por uma mãe fantástica, Cristiana Soares, mãe de Luisa, portadora de Paralisia Cerebral e publicado pela Cia das Letras. Uma mãe que vive na carne o que muitos apenas discutem em congressos.
Para quem se interessar:
http://porqueheloisa.blogspot.com/
http://blogtalk-cristiana.blogspot.com/

Abraços
Laerte Asnis

Luiz de Campos Jr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz de Campos Jr disse...

Olá Cláudia e demais Conspiradores,

Somos um grupo de educadores com experiência nas redes pública e privada de ensino. Em 2007 demos início à uma antiga aspiração, a criação de uma entidade que possibilite a difusão do nosso trabalho inicial: a Associação Instituto Futuro Educação.

A origem deste grupo remonta a um trabalho desenvolvido no Depto. de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional de uma empresa multinacional, entre 1999 e 2002. Os membros atuaram em programas de capacitação de professores por todo o país e desenvolveram metodologias de ensino e materiais didáticos. O Instituto Futuro Educação surge a partir dessas experiências e da visão comum sobre educação deste grupo, visando contribuir com a melhoria do ensino público e gratuito.

Nosso trabalho consiste em desenvolver e divulgar propostas que buscam consolidar as experiências educacionais, pedagógicas e didáticas que priorizam questões como:
- Educação democrática, auto-responsabilização social, formação cidadã;
- Educação integral, ensino ativo, aprendizagem significativa;
- Aprendizagem colaborativa, complexidade, metodologias participativas;
- Promoção da cultura, eqüidade social, desenvolvimento humano.

Neste momento, nosso principal problema prático é o funcionamento regular da entidade, pois contamos apenas com duas pessoas em dedicação integral e toda a rotina é realizada em regime de trabalho voluntário. Passado o período (terrível!) de formalização legal, estamos agora concentrando nossas energias na obtenção dos recursos mínimos necessários para o funcionamento regular da entidade.

Se quiserem conhecer um pouco do trabalho que realizamos até agora, visitem-nos:
http://www.futuroeducacao.org.br/

Saudações,
Luiz de Campos.

PS.: estamos acompanhando o trabalho de vocês com relação a constituição de um núcleo em São Paulo e gostaríamos de obter mais informações sobre o andamento do projeto.

Bruna Hamer disse...

Amigos conspiradores,

Sou de Bauru, interior de São Paulo. Estamos tentando nos estruturar por aqui para que possamos contribuir a esta conspiração. Já temos contato com pessoas a Patrícia de Araraquara, a Alzira de Sertãozinho e a Denise de Passos. Ainda não foi possível um encontro entre as cidades.
No dia 09 de abril realizamos um debate com educadores com o tema: "Educação: O que podemos?", neste momento tivemos a presença do prof José Pacheco com o intuito de nos auxiliar na consolidaçao de um grupo em Bauru. Parece que estamos no caminho!
Faremos uma reunião na próxima semana com um grupo menor daqueles que pretendem efetivamente trocar experiências e cosntruir novos olhares. Acredito que este grupo será o núcleo de conspiradores de Bauru e assim poderemos trabalhar com outros amigos da região. Se conhecerem alguém perto de nós, por favor entrem em contato.
Ainda não tive contato com as memórias dos grupos que já se reuniram (até onde sei São Paulo e Porto Alegre). Seria importante para nos ajudar a dar os primeiros passos.
Estamos em festa frente a um grande banquete!
Até breve...
Bruna