terça-feira, 15 de setembro de 2009

NÚCLEO RC/SUL Quero-Quero
Ata - 15/09/2009

De acordo com a definição do encontro anterior, reunimo-nos no Uniritter a fim de “conspirar”, com a presença de alguns convidados, a respeito da realização de um futuro encontro de educadores, abarcando o tema VIOLÊNCIA.
Nos reunimos na sala 200, contando com as seguintes presenças: Ana Cristina (Coord. da Pedagogia do UniRitter), Beatriz, Cláudia (Justiça Restaurativa – SMED), Sandra, Cristiane, Denise, Fernanda, José Ricardo (Mestrando – Sociologia-UFRGS), Laura (Psiquiatra) e Maria Helena.
Num primeiro momento, após a apresentação de cada um, assistimos ao vídeo “Caminho dos Tolos”, que trata da violência na escola, mais especificamente de um caso de bullyng que acaba tendo consequências bastante graves. O filme foi produzido por um grupo de alunos do Colégio Estadual Padre Reus, da zona sul de POA.
O curta metragem sensibilizou o grupo, trazendo a representação dos próprios jovens. Verificou-se momentos de solidão e desespero do adolescente, descaso da família, fraca atuação da gestão da escola, agressões físicas e verbais constantes.
O grupo participante na reunião levantou diversas questões, de forma produtiva, tais como:
à a utilização do vídeo, com a participação dos alunos que o produziram, na primeira parte do encontro de professores, com a mediação de dois educadores, a fim de entender um pouco melhor a questão da violência sob a ótica dos estudantes;
à abordar a questão da “Justiça Restaurativa”, não somente como uma forma de solucionar os conflitos já instaurados, mas também como medida profilática, buscando o envolvimento entre corpo docente, corpo discente, funcionários da escola e comunidade.

OBS: foi sugerido também que além do trabalho com a justiça restaurativa, o encontro pudesse sinalizar e dar destaque às alternativas que estão sendo potencializadas nas escolas, assim não ficaremos focados nos problemas!

A próxima reunião ocorrerá, provavelmente, na primeira quinzena de outubro, na SMED. Buscar-se-á a participação de alguma(s) escola(s) que tem se destacado na realização de ações de combate à violência (Rafael Pinto Bandeira, Padre Reus, Anchieta ...).

( Ata produzida por Cristiane e Sandra)

domingo, 6 de setembro de 2009

Conectem-se a nossa Comunidade Virtual!

O número de participantes na comunidade ning dobrou nos últimos três meses, entretanto...

Luiz de Campos Jr.

A comunidade virtual da Rede RC na web – o site Ning dos Românticos Conspiradores – tem crescido constantemente desde sua criação pelo Nilton Lessa (RJ), em Fevereiro deste ano. Desde Junho último, o número de inscrições dobrou, chegando a quase 300 membros.

Nesta sua curta existência de apenas 7 meses, foram criados diversos fóruns de discussão, sub-grupos reunindo interessados em temas específicos e plataformas virtuais de 8 núcleos RC. Foram postados muitos vídeos, fotos e artigos de blogs. A biblioteca virtual já conta com mais de uma centena de obras disponíveis para download. Diversas oportunidades de apoio a projetos educacionais - como prêmios, concursos e licitações - são continuamente divulgadas, assim como muitos cursos e palestras gratuitas, simpósios, festivais, etc.

A nossa comunidade virtual tem um caráter essencialmente democrático. Todos os conteúdos são de acesso irrestrito para qualquer pessoa que visite o site – seja membro ou não. Todos os membros têm liberdade para publicar seus conteúdos, sugestões, criar fóruns, grupos e comunicar-se entre si. Esse espaço está sendo construído a partir da contribuição e a interação espontânea dos próprios participantes.

E como construir o nosso espaço é significativo...! Há poucas coisas mais significativas do que isso. [...] Quanto as meninas de Ubatuba, já pesquisei quem estava aqui e já convidei várias pessoas, a minha intenção era justamente fazer um grupo de Ubatuba, mas vc foi mais longe ao falar do litoral norte. Estou pensando tbm em fazer um grupo ou fórum para comentar as obras da biblioteca. Adorei aquele grupo dos filmes [...] Line Mayer – Ubatuba.

Entretanto, a maioria dos participantes é formada por novos conspiradores, que têm tido acesso a Rede RC ao participar de eventos onde o site é divulgado ou diretamente via web, através de sites de buscas, links de outros sites, etc. Creio que é muito importante que os conspiradores mais antigos, que participam da rede RC desde o início da sua formação, também se juntem a comunidade virtual. Temos, por exemplo, mais de 300 integrantes na lista de e-mails nacional e mais de 170 inscritos no e-grupo SP, a maioria dos quais não estão inscritos na comunidade do ning.

Esta é mais uma possibilidade de caminharmos juntos na direção das transformações educacionais – e humanas – as quais almejamos. E o mais importante: a partir do apoio mútuo e espontâneo daqueles que solidariamente se juntam a esta Romântica Conspiração!