terça-feira, 25 de agosto de 2009

NÚCLEO RC/SUL Quero-Quero
Data: 25/08/2009
Ata

Local: Colégio Farroupilha
Presentes: Beatriz, Cleusa, Denise, Dora, Maria Helena, Marilei, Miriam, Nadine, Sandra, Suzana.
1. Fez-se uma avaliação do evento de Relato da Docência Compartilhada: apesar do recesso a presença foi muito significativa; os certificados foram valorizados por todos os presentes.
2. Cleusa Beckel comunicou sua necessidade de afastar-se da coordenação por motivos que envolvem estudos e doença grave na família.
3. Sugeriu-se o nome de Denise Armani para assumir a coordenação do Núcleo Sul. O grupo acolheu a sugestão.
4. Titton sugeriu que o núcleo fique focado na promoção de encontros de educadores, para pensar, discutir e estudar coisas de educação.
5. Concluiu-se que é preciso intensificar o uso de recursos midiáticos.
6. É preciso entrar em contato com a Tatiana de Lageado, a fim de verificar a possibilidade de postar no Blog o filme da Docência Compartilhada.
7. Ideia importante: que possamos aproveitar as brechas do evento da Ritter para dar visibilidade a diferentes grupos, em diferentes cidades.
8. Sobre Cidreira: proposição de que o pessoal de Cidreira reúna mais de uma escola para ouvir o relato de docência compartilhada, na esteira da proposta de dar visibilidade ao núcleo e a diferentes experiências.
9. Propôs-se também que em Cidreira o núcleo possa pinçar experiências diferenciadas, para as quais será dada visibilidade.
10. Pedir para a Tati de Lageado um parecer sobre a repercussão do evento para a escola.
11. Pergunta proposta para os professores do Colégio Farroupilha: houve alguma reverberação na escola, após ouvirem o relato de docência Compartilhada? Cleusa Beckel relatou as experiências de docência compartilhada no Ensino Médio.
12. Idem para a escola de educação infantil Bicho Carpinteiro: nessa escola vêem a docência como uma construção coletiva. As professoras já trabalham nessa perspectiva. Passaram a questionar-se sobre como reunir as turmas, pois não têm espaço físico disponível.
13. Titton comentou que a prática pedagógica compartilhada é o grande desafio do magistério, pois prevalece o isolamento. A Docência compartilhada é posterior a isso. A prática pedagógica compartilhada prevê a inclusão de todos os alunos.
14. Miriam comentou que o relato focou demais a inclusão de alunos.
15. Decidiu-se categorizar os temas sugeridos na ficha de avaliação.
16. Leu-se o documento de avaliação de todo o evento e discutiu-se os principais pontos: atrasos, pouco tempo de fala do Prof. Pacheco...
17. Marilei sugeriu que o grupo do núcleo possa estudar com antecedência as temáticas dos próximos encontros.
18. Importante: focar um novo tema, sem perder a continuidade da docência compartilhada.

Próximo encontro: dia 15/09, às 18h, na UNiritter.( Ata produzida por sandra santos)

Nenhum comentário: