sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Utopia começa a Renascer...Faça parte dela!





Como educadora, percebo que estamos vivendo uma crise moral (o outro não existe, a não ser como instrumento para benefício próprio), convivemos diariamente com uma instabilidade gerada por tantos excessos.
O momento é de pararmos , olhar para além do que estamos vendo.
Enxergar com os olhos menos cansados!

Todos nós estamos acompanhando pela mídia os casos absurdos de indisciplina e violência nas escolas, sejam elas privadas ou públicas. O que mais me preocupa é o número de professores adoecendo e trocando seu ofício por qualquer outro que não seja a Educação. E os pais abrindo mão de seus papéis e deixando com que os filhos assumam o comando de suas próprias vidas, pois, todos nós sabemos que crianças e jovens contrariados é conflito na certa, e os pais estão fugindo de conflitos com seus filhos.

Acredito que o momento, não nos permite mais, ficar buscando culpados e sim todos nós, cada um na sua profissão e ambiente, começar um movimento de mudança, de dentro para fora.

Como estaremos daqui a dois anos?

Não seria o momento de repensarmos nosso papel na sociedade ?
Alguns valores não devem ser negociáveis.

Valores. O que é permanente e transitório?


No texto o Mal Estar na Civilização Freud, com o propósito ainda de esclarecer a busca humana na obtenção de felicidade, destaca que existem sofrimentos que ameaçam o homem, sofrimentos que podem advir de três direções: de seu próprio corpo, do mundo externo e de seus relacionamentos com outros homens. Sendo esta última a forma mais penosa de todas. O Mal Estar na Civilização é representado pelo mal estar nos laços sociais.
Acreditamos na Utopia Realizável, desde que unidos indaguemos:
A Reconstrução da Cultura, como meio e fim, da educação.
O investimento social como uma possibilidade presente, de construção do futuro.
Utopia começa no caminho, ela que nos abre horizontes e um leque de possibilidades e parcerias.
O momento nos convoca: SAIR DA QUEIXA E PASSAR A RESPONSABILIDADE.
Patrícia Haddad e Eduardo Machado

quinta-feira, 20 de novembro de 2008


"... Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!... Martin Luther King – fragmento do memorável discurso "I Have a Dream", de 28/08/1963.0"
EU Jane Patrícia tenho vários sonhos...um deles é poder acreditar nos Políticos, nos Educadores,nos Doutores e no SER HUMANO.
Outro grande sonho que busco é transformar nosso espaço em verdadeiras Comunidades Educativas, onde cada ser humano seja valorizado pelo que é, com suas limitações e possibilidades.
O meu maior sonho é resgatar em nossas crianças o desejo da Pergunta, o Olhar da Curiosidade e a crença no amor.
Enquanto estiver viva, terei sonhos e realizarei Projetos...com certeza, jogarei minhas sementes... E você...qual é o seu SONHO?