quinta-feira, 4 de setembro de 2008

NÚCLEO DO SUL

No dia 4/9 realizamos o 7º Encontro do Núcleo do Sul, no Jardim de Infância, do Colégio Farroupilha.
Pauta: Levantamento das contribuições trazidas pelo grupo, no dia 21/8, referentes a Carta de Princípios e organização do 8º Encontro, que já está agendado!
Data: 11 de setembro(quinta-feira)
Hora: 8h30min
Local: UNIRITTER - Porto Alegre.

Pauta: Contribuição do Núcleo RC-RS na elaboração da Carta de Princípios da Rede Românticos Conspiradores.
Relato da professora e pesquisadora, Maria Dolores Molina Galvãn, da Universitat de Valência, com o tema "Los Movimientos de Renovación Pedagógica en el Estado Español"
Sua participação é muito importante!
Abraços,
Cleusa

3 comentários:

Unknown disse...

Cleusa: Meu nome é Davy. Sou, desculpe, psicanalista. Mas sou do bem. Sigo Winnicott, e nenhum outro. Por três anos dei 'assessoria' numa escola, onde discuti com os professores maneiras de sair da 'crise' em que se encontra a profissão de educador. Para isso, acabamos discutindo o que é 'educar': em que a relação 'professor - aluno' acerta, e em que falha. Trouxe meus conhecimentos clínicos e os apliquei à situação da escola. Coloquei a ênfase no seguinte: Sempre que alguém se sente visto como sujeito, não como objeto, ele cresce. Se for visto como objeto, pode até aprender, por imitação ou memorização, mas não cresce. A palavra chave é 'autonomia' - aquilo que se manifesta quando alguém se sente sujeito, e não objeto. Discuti com eles, então, os problemas da relação inter-subjetiva. Surgiu a questão: Como funcionar desse modo se a sociedade em volta despreza esse tipo de coisa - e exige 'desempenho', e não 'subjetividade' ou 'autonomia'.
Tive então uma idéia: Os professores deveriam criar um vínculo mundial entre eles, para chegar a um consenso sobre os elementos mínimos que configurariam uma boa relação docentes-discentes que todos os professores implementariam em suas atividades diárias. Isso porque, pela pressão da sociedade circundante, aqueles professores que naturalmente sentiam a necessidade de mudanças em sua prática, ficam acuados e intimidados e acabam submetendo-se ao 'mecanicismo educacional' - esse que criou todos esses problemas para a educação atual. Acabei visitando, com minha mulher Liana Velazquez, educadora, a Escola da Ponte, e vi confirmados todos os 'delírios' que eu vinha tendo nesse contato com os professores. De lá para cá eu e Liana não sossegamos - até que chegamos a este blog. Somos dois militantes panfletários e incendiários divulgando a 'nova idéia', que não é tão nova nem é só uma idéia. Acabei escrevendo um dia um arigo sobre tudo isso - 'Contribuições da Psicanálise Winnicottiana para a Educação'. Gostaria de enviar o arigo ao blog, mas não sei como fazer.
Além do mais, inventei o termo 'HUMANOLOGIA', que dá conta de tudo isso - postura clínica no consultório, e postura inter-subjetiva na escola. Os professores, a meu ver, são a única força social capaz de fazer alguma mudança POSITIVA no mundo em que vivemos. TODA A SOCIEDADE PRECISA SER RE-EDUCADA (mas é claro que isso, só a muito longo prazo.)
É com enorme alegria que vi, na mensagem que Liana em encaminhou, que essa 'piração' já está contagiando outras pessoas. "Românticos Conspiradores" é um excelente título, embora eu tenha comentários a fazer sobre isso (depois).
Quero saber se somos bem-vindos ao movimento (eu e Liana) ou se vamos ser tratados como 'penetras indesejados'. No primeiro caso, contem conosco. No segundo caso, tudo bem, vamos para 'aquele lugar' e ficamos quietos - fazendo nosso barulhinho em particular.
Tudo de bom.
Davy Bogomoletz - São Paulo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cleusa disse...

Davy e Liana,bem vindos ao Nucleo!
Gostaria muito de ter acesso ao artigo que comentas aqui, assim como conversar sobre o trabalho que vcs vem realizando.Meu e-mail: cleusa@farroupilha.g12.br
Aguardo o contato de vcs!
Abraco,
Cleusa